quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Novas hidroelétricas do tapajós serão julgadas nesta sexta

Está confirmada para a próxima sexta-feira, dia 26, fazendo parte da programação do Quarto Fórum Social Pan-Amazônico, a realização de uma sessão que vai julgar o projeto de instalação das cinco hidroelétricas previstas para a região do Tapajós.
A proposta do Governo Federal é construir na bacia do Tapajós as hidroelétricas de São Luiz do Tapajós, Jatobá, Cachoeira do Caí, Jamanxin e Cachoeira dos Patos.
Será um tribunal popular, com os parâmetros de um julgamento processual comum na justiça, cujos réus são os projetos que vão ser discutidos por diversas empresas, entidades e organizações.
O evento é realizado pela Organização Não-Governamental, Frente de Defesa da Amazônia e Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular, ligado à Universidade Federal do Oeste do Pará, a UFOPA.
No ato o juiz será Bruno Miléo, que é professor universitário. Já os procuradores da República Felício Pontes e Cláudio Dias irão atuar na acusação.
A defesa será de alguns convidados, como a Eletronorte, Cargill, Alcoa, Mineração Rio do Norte e o Vice-Governador eleito Helenilson Pontes.
De acordo com o vereador líder do PMN, Nélio Aguiar, não é possível concordar com estes projetos, sendo que o Pará já conta com a Usina de Tucuruí e sofre com o preço das tarifas e precário fornecimento pela empresa concessionária a Celpa.
Fonte: Portal na Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário