A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (23), o reajuste tarifário anual da distribuidora Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e da empresa Companhia de Eletricidade do Acre S/A – Eletroacre. A ANEEL aprovou o reajuste de 7,42% no estado do Acre e no Amapá o aumento aprovado foi de 47,92%.
O reajuste deveria entrar em vigor no próximo dia 30 nas duas fornecedoras, mas a CEA não poderá aplicar a correção se continuar inadimplente com o pagamento de diversos encargos do setor elétrico. Dessa forma, a concessionária só poderá aplicar o efeito médio aprovado de 47,92% depois de cumprir suas obrigações setoriais.
Os percentuais de reajuste refletem as variações de impostos, incidente nas tarifas de energia elétrica destinado a subsidiar a geração de energia nos Sistemas Isolados.
No dia cinco de outubro de 2010 a ANEEL também aprovou o reajuste de 1,78 %, no consumo de energia, no estado de Roraima. Ao calcular os índices, a Agência considerou a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência.
A fórmula de cálculo inclui custos gerenciáveis e custos não-gerenciáveis como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário