O projeto NavegaPará não é o único projeto de inclusão digital do Brasil, mas sem dúvidas o maior (confira aqui a lista de projetos). Um projeto que deu certo no governo de Ana Júlia. Ele vai continuar? Antes de entramos neste mérito conheça um pouco mais.
O Programa de Democratização do Acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação, conhecido como NavegaPará foi lançado no dia 30 de março de 2007. Tem como objetivo maior interligar as unidades de governo como instituições públicas de ensino e pesquisa, hospitais, postos de saúde, órgãos de segurança pública e espaços públicos de acesso geral da população.
Atualmente, com 22 unidades administrativas ligadas à Metrobel, cerca de 200 unidades estam favorecidas por esta ferramenta, com cerca de 120 escolas da Grande Belém. A meta inicialmente era interligar todas as escolas do Pará por internet de alta velocidade, em 2008.
Um projeto grandioso como esse necessita de grandes parceiros, o NavegaPará acontece a partir de dois convênios: com a Eletronorte e com a Rede de Fibra Óptica Metrobel. A Eletronorte tem no Estado 1.800 quilômetros de linhas de transmissão de energia. Essas linhas contêm fibra óptica. Por convênio, o governo do Pará usa a fibra para implantar as principais ações do NavegaPará ao longo de treze municípios: Santa Maria, Abaetetuba, Tailândia, Tucuruí, Marabá, Marabá, Pacajá, Uruará, Rurópolis, Santarém e Itaituba, além de Belém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário