O Dia D da 2ª etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, ocorrerá neste sábado, quando será oferecida a segunda dose da vacina para crianças menores de cinco anos. Mesmo quem já tomou a primeira dose deve ser vacinado. No mesmo dia também haverá a vacinação contra o sarampo. A campanha iniciou no último dia 8 e se estende até o próximo dia 16.
A poliomielite é caracterizada por um quadro de paralisia que acomete em geral os membros inferiores, tendo como principal característica a flacidez muscular. A doença já está erradicada no Brasil desde 1989, porém, as campanhas devem ser continuadas até a erradicação global da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite há cerca de 20 anos. O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença.
Já o sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. No Pará foram diagnosticados três casos no ano passado, relacionados ao genótipo D4, circulante na Europa.
Em Belém, a meta é vacinar 95% das crianças da cidade. Cerca de 106.148 crianças devem receber a vacina oral contra a poliomielite, e 130.818 contra o sarampo. Segundo Carlene Castro, diretora do Departamento de Vigilância a Saúde da Sesma (DEVS), a vacinação em massa contribui para a melhoria das coberturas vacinais e sensibilização da sociedade para os benefícios da imunização, por meio da educação em saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário