terça-feira, 16 de agosto de 2011

Giro pelo mundo do Futebol...


Fla e Vasco têm melhor desempenho nos pontos corridos e ratificam 'novo tempo' dos cariocas

Ivan Lins, músico e compositor tricolor, definiria as campanhas de Flamengo e Vasco no Campeonato Brasileiro como um “Novo Tempo”, nome de uma de suas músicas mais famosas e que brinda a chegada de mudanças significativas. Eternos rivais, a dupla vem solidificando a volta por cima do futebol carioca. Após os últimos títulos nacionais, um do próprio Flamengo, em 2009, e outro do Fluminense, no ano passado, é perceptível a mudança de mentalidade e o entendimento da fórmula dos pontos corridos.
Com exceção do Fluminense de Ivan Lins, que ainda espera uma reação do time na edição atual, o sucesso dos clubes da Cidade Maravilhosa aumenta a cada rodada. Se Flamengo e Vasco figuram no G-4 há alguns fins de semana, o Botafogo também vem crescendo de produção e dando esperanças ao seu torcedor de que pode brigar pelo título. Hoje, o time do técnico Caio Júnior estaria classificado para a Taça Libertadores do próximo ano. Em quinto lugar, com 28 pontos, ocuparia a vaga do clube de São Januário, quarto colocado, com 30 pontos, e já classificado por ter conquistado a Copa do Brasil.
O bom desempenho de Flamengo e Vasco, aliado a manutenção do momento Alvinegro podem até colocar três clubes do Rio de Janeiro na Taça Libertadores. Feito que estaria concretizado se a competição terminasse hoje. No entanto, os números mostram o porquê da substituição da “luta contra o rebaixamento” pela “briga pelo título”.
Em nove edições na fórmula dos pontos corridos é a primeira vez que a dupla consegue um aproveitamento superior a 60% nas primeiras 16 rodadas. O técnico Vanderlei Luxemburgo, do Flamengo, vice-líder, com 34 pontos, estipulou a meta de 70% para brigar pelo título. O time possui 71% no momento, o melhor entre os dois clubes até 2011.
O Vasco ostenta 63% de aproveitamento, o segundo melhor desde 2003. Curiosamente, nem no ano de 2009, quando sagrou-se hexacampeão brasileiro, o Flamengo conseguiu aproveitamento semelhante ao da edição atual. Na ocasião, possuía 50% e arrancou para o título no final do torneio.

São Raimundo vence a primeira na Série D

Jogando em casa o Pantera venceu a primeira e deu um passo importante no Campeonato Brasileiro da Série D.
Com o resultado o São Raimundo marcou mais três pontos na tabela, e saiu da lanterna do grupo, já que o Independente perdeu em São Luiz com quatro gols contra.
O único gol do jogo foi marcado por Rodrigo Santarém aos 34 minutos do primeiro tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário