sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Giro pelo mundo do Futebol...


Dilma exige responsabilidade das sedes da Copa e reprova 17 projetos de mobilidade urbana

O Palácio do Planalto mandou avisar: está acesa a luz amarela do PAC da Copa quanto aos prazos de entrega das obras de mobilidade urbana, consideradas como herança benigna do maior evento do futebol mundial. Alguns projetos estão tecnicamente condenados por problemas de orçamento básico.
Mais técnica que política, a presidente Dilma Rousseff quer todas as obras previstas dentro de um cronograma de metas o mais rápido possível. Dos 55 projetos apresentados para captação do dinheiro do Fundo de Garantia, via Caixa Econômica Federal, apenas 38 foram contratados. O governo federal tem R$ 7,8 bilhões para financiar as obras, mas alguns projetos estão sendo reprovados. Mesmo os projetos contratados podem ter sua abrangência reduzida dramaticamente, caso a obra não seja entregue até dezembro de 2013.
O motivo para a rejeição de mais de 31% das propostas é a falta de competência técnica das prefeituras e governos estaduais que compõem as 12 sedes da Copa-2014, na elaboração correta das propostas e plano executivo das obras.
Em entrevistas, a presidente vem usando a chamada vacina contra o descrédito da população, afirmando que “todas obras serão entregues no prazo previsto”. Mas nos bastidores de Brasília, nove  pessoas estão dobrando o horário para estudar as planilhas na Secretaria de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades.  A chefe do grupo, Luiza Gomide, tem deixado de almoçar para cumprir a meta de consolidação dos dados.
“Acho que os projetos foram feitos com alguns problemas na origem: falta de análise para licenciamento do Ibama; falta de análise de custos  sobre desapropriações  e reassentamentos urbanos. É um problema de cultura, mesmo. Nós estamos aprendendo com tudo isso, mas a presidente quer datas e responsabilidade na execução das obras. Vamos atendê-la”, explicou a diretora executiva da Secretaria de Mobilidade Urbana, órgão que existe desde 2003.

Após longa viagem, Mano Menezes se une à Seleção sub-20 na Colômbia
Durou quase um dia inteiro a maratona de aeroportos e voos desde Stuttgart, mas enfim o técnico Mano Menezes chegou à Colômbia para se juntar à Seleção sub-20. O treinador da equipe principal do Brasil desembarcou por volta das 23h10 locais (1h10 de Brasília) em Pereira, cidade onde o time de Ney Franco enfrentará a Espanha, no próximo domingo, pelas quartas de final do Mundial da categoria e se juntará a todo o elenco na manhã desta sexta.
'Vim acompanhar de perto. Não basta ficar na teoria dizendo que existe um intercâmbio com a base. Os próprios jogadores precisam ver que eu estou de olho neles, no trabalho deles. É diferente ver o jogo pela televisão e pelo estádio', ressaltou Mano em entrevista ao site da CBF.
Na quarta, Mano comandou a Seleção na derrota para a Alemanha, por 3 a 2, em amistoso disputado na Mercedes Benz Arena. De lá, pegou um voo para Frankfurt e outro para a capital Bogotá antes de chegar ao destino final. Em 13 jogos com o time principal ele obteve seis vitórias, quatro empates e três derrotas. O próximo jogo será no dia 9 de setembro, contra o Egito, no Cairo. A convocação será feita na próxima quinta, dia 18. Sendo assim, o técnico volta para o Brasil independentemente da classificação ou eliminação dos meninos brasileiros.

16ª rodada do Brasileirão serie A
DIA/HORA
JOGO
ESTÁDIO
13/08 - 18h30

X

Morumbi
13/08 - 18h30

X

Parque do Sabiá
13/08 - 18h30

X

Serra Dourada
13/08 - 21h

X

Engenhão
14/08 - 16h

X

Pacaembu
14/08 - 16h

X

São Januário
14/08 - 16h

X

Orlando Scarpelli
14/08 - 16h

X

Couto Pereira
14/08 - 18h30

X

Olímpico
14/08 - 18h30

X

Pituaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário