sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Produtores querem desenvolver a cultura de cacau no país

Os Estados produtores de cacau se unem para lutar pelo desenvolvimento da cultura cacaueira no país. Essa é a nova postura de cacauicultores e governos para tornar o Brasil autossuficente na produção. O assunto foi discutido nesta quinta feira (4), na Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), em reunião de representantes da Câmara Nacional Setorial do Cacau e o titular da Sagri, Hildegardo Nunes.
Os produtores estão se mobilizando para criar uma associação nacional com o fim de facilitar a canalização de recursos para expandir a cultura. Uma das estratégias seria direcionar recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) para o cacau ou criar um programa específico para estimular a produção.
“Temos que aproveitar o momento em que o cacau brasileiro é valorizado no mercado internacional”, disse Hildegardo Nunes. A prova é a realização, no Brasil, do Salão do Cacau, que vai acontecer na Bahia de 20 a 24 de outubro deste ano. O secretário lembrou ainda que o Brasil foi incluído na lista dos países produtores de cacau fino, ou seja, de alta qualidade para a produção de chocolate.
O presidente da Câmara Nacional Setorial do Cacau, Durval Melo, disse que o cacau brasileiro tem sabores e cheiro distintos muito apreciados em outros países. “Essas características são capazes de lançar um novo produto no mercado”, afirmou Durval Melo. Os produtores trabalham para conseguir a indicação geográfica que organiza a cadeia e estabelece o padrão do cacau.

AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário