Reforma do Mineirão terá R$ 400 milhões do BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou hoje (30) a aprovação de financiamento para reforma do Estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido como Mineirão, em Belo Horizonte. A cidade é uma das 12 sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014.
O financiamento de R$ 400 milhões será concedido no âmbito do programa BNDES ProCopa Arenas à empresa Minas Arena Gestão de Instalações Esportivas, informou o banco, por meio de sua assessoria de imprensa. Trata-se de uma sociedade de propósito específico (SPE), formada pelas empresas de engenharia Construcap, Egesa e HAP.
O empreendimento prevê a adoção de soluções sustentáveis de construção, entre as quais o reaproveitamento de água da chuva, iluminação natural, diminuição do consumo de energia e uso de bioetanol. O projeto deverá propiciar a geração de até 2.500 empregos diretos e 6 mil indiretos, durante a etapa de obras.
Após a reforma, o estádio terá capacidade para 65 mil pessoas. O término das obras está previsto para dezembro do ano que vem, o que permitirá, segundo o BNDES, sediar também os jogos da Copa das Confederações, prevista para 2013.
Campeão do turno, Corinthians luta contra má fase e encara revigorado Grêmio
o Pacaembu, Corinthians entra em campo pressionado por derrota no clássico e fase ruim
O Corinthians vive um momento conturbado. Embora tenha conquistado o título simbólico do primeiro turno, ganhou apenas dois jogos nas últimas nove rodadas. A pressão sobre Tite não para de crescer, e a equipe alvinegra precisa voltar a vencer em casa para não deixar a liderança.
A vitória contra o Internacional motivou o Grêmio. Depois de superar o tradicional adversário, Celso Roth ainda vê a zona do rebaixamento próxima e mira sequência contra o líder do Brasileirão. Para isso, o técnico manteve a formação da equipe e tenta organizar a defesa. O time apresenta boa média de desarmes e prioriza saídas rápidas.
Abalado por Ricardo Gomes, Vasco enfrenta Ceará de olho na ponta
Em quarto lugar, com 35 pontos, o Vasco tenta superar a perda do técnico Ricardo Gomes diante do Ceará em São Januário. Será a primeira partida sem o treinador, internado em decorrência de um AVC, e os jogadores querem dedicar o triunfo ao comandante. Caso consiga a vitória, o time tem chances de assumir a liderança do campeonato. Mas, para isso, precisa torcer por uma derrota do líder Corinthians (37 pontos) e por um empate ou derrota de Flamengo (36 pontos) e São Paulo (35 pontos).
Cruzeiro recebe Figueirense para manter boa fase e encurtar distância dos líderes
Embalado por duas vitórias sobre Ceará e Atlético-MG, o Cruzeiro recebe o Figueirense no Ipatingão disposto a confirmar sua reação e a se aproximar cada vez mais da parte superior da tabela de classificação. O técnico Joel Santana terá dificuldades para armar a equipe, já que Montillo, Fábio, Naldo e Wellington Paulista estão fora do duelo.
Do lado do Figueira, que perdeu o clássico do fim de semana para o Avaí, a ordem é retomar o caminho das vitórias e mostrar que revés foi apenas um acidente de percurso. Outro desafio será superar o desempenho ruim fora de casa. Em nove partidas, a equipe catarinense venceu apenas duas. A última, porém, foi diante do líder Corinthians.
Atlético-GO testa arrancada em casa diante do Coritiba, que quer embalar
A grande reação do Atlético-GO no final do primeiro turno será posta à prova na partida desta quarta-feira. A equipe vem de quatro vitórias consecutivas e tentará se consolidar na faixa de times classificados para a Copa Sul-Americana. Para essa partida, Hélio dos Anjos só terá o desfalque do zagueiro Anderson, suspenso.
Os goianos terão pela frente o Coritiba, sensação do primeiro semestre no país, mas que ainda não empolgou no Brasileirão. Depois de uma campanha discreta no primeiro turno, o Coxa quer deslanchar no returno e brigar por uma vaga no G-4. Para isso, vencer longe do Couto Pereira virou uma obrigação para os jogadores.
Atlético-PR recebe desesperado xará mineiro para tentar deixar zona da degola
Apesar de estar invicto há sete jogos no Brasileiro, o Atlético-PR ainda segue na sua luta para se livrar da zona de rebaixamento. A reação, sob a direção do Renato Gaúcho, ainda não foi suficiente para livrá-lo da ameaça de queda. Por isso, o furacão tenta começar o returno com uma vitória em casa.
Do outro lado, o Atlético-MG tenta sair da profunda crise após a quinta derrota seguida na competição. Sem experimentar outro resultado que não a derrota em sua empreitada à frente do galo, o técnico Cuca tenta motivar o elenco na base da conversa e deve armar uma equipe cautelosa e preocupada primeiramente em não sair derrotada da Arena da Baixada.
São Paulo recebe o Fluminense em busca de nova arrancada rumo à liderança
O São Paulo inicia nesta quarta-feira a sua trajetória no segundo turno contra o Fluminense pensando em repetir a excelente campanha do início do primeiro turno do Brasileirão, quando venceu cinco partidas seguidas. A expectativa é que o time pare de oscilar no campeonato, especialmente jogando no Morumbi, e aproveite os vacilos de Corinthians e Flamengo para roubar a primeira posição na tabela.
Enquanto mira a ponta, o Fluminense, rival dos paulistas, tem aspirações por ora mais modestas. Em campanha opaca, o atual campeão brasileiro busca a nona vitória para sair da parte intermediária na tabela e começar a busca pelo bloco da Libertadores.
Ex-coadjuvantes, Palmeiras e Botafogo se enfrentam de olho na liderança do campeonato
Os seguidos tropeços dos primeiros colados fizeram com que Palmeiras e Botafogo se aproximassem do bloco principal do Brasileirão e, de coadjuvantes a algumas rodadas atrás, agora aspirem à liderança da competição. O confronto entre ambos é um duelo direto pelas primeiras posições com gosto de final antecipada.
O Botafogo confia no seu retrospecto no Engenhão (oito vitórias e dois empates) para levar a melhor no duelo. A maior baixa do alvinegro será o zagueiro Antônio Carlos. Loco Abreu está confirmado e será a principal referência ofensiva da equipe. Já o alviverde quer aproveitar o embalo da vitória sobre o Corinthians para emendar mais um triunfo e colar de vez nos primeiros colocados. Para isso, precisará superar a perda de três atacantes e do meia Valdivia, convocado para defender o Chile.
Inter e Santos se enfrentam no Beira-Rio em busca de arrancada na competição
Após muita irregularidade e uma campanha mediana no primeiro turno, o Internacional planeja ter uma sequência de, no mínimo, quatro vitórias no começo do returno para encostar nos líderes da competição. Para isso, o técnico Dorival Júnior terá o retorno de Nei e Guñazu, mas D?Alessandro, lesionado, continua fora.
Pela frente, o colorado enfrenta um Santos que vem de duas vitórias e um empate nos últimos três jogos e aspira voos mais altos do que a modesta 14ª colocação atual (com um jogo a menos). O técnico Muricy Ramalho quer uma equipe agressiva e eficiente para sair com os três pontos do Beira-Rio e voltar a pensar nas primeiras posições.
Em Florianópolis, Flamengo encara empolgação do Avaí e momento instável
O Flamengo enfrenta o Avaí, na última partida antes de Ronaldinho se apresentar à seleção brasileira, que disputa o amistoso contra Gana, em Londres, dia 5 de setembro, apostando no talento do seu camisa 10 para encerrar a sequência de quatro jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Sem Junior Cesar, Welinton e Alex Silva, Vanderlei Luxemburgo aposta no talento de Ronaldinho para suprir as mudanças na equipe.
Do outro lado, a vitória sobre o rival Figueirense mudou os ânimos no Avaí. Com a vitória no clássico do final de semana, a equipe deu um passo importante para sair da zona de rebaixamento. Para deixar a “turma da degola” nessa rodada, no entanto, o time catarinense precisaria passar pelo Flamengo e ainda torcer por tropeços dos rivais diretos.
Uol