terça-feira, 30 de novembro de 2010

No Pará, ainda há mais homens que mulheres

Um estado que é o nono mais populoso do país, mas cujo índice de habitantes vem decaindo aos poucos. Um estado onde na maior parte dos municípios há mais homens que mulheres, contrariando a regra nacional, e também onde a população rural ainda é bastante significativa no contexto geral. Esse é um resumo do que pode ser um raio-x do Pará, de acordo com os dados do Censo 2010, divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dados brutos, hoje a população paraense é superior a 7,5 milhões de pessoas.
Com isso, o Pará segue sendo o mais populoso da região Norte, com quase três vezes o número da população do Amazonas. O IBGE mostrou que, dos 19 municípios que dobraram a própria população, sete são paraenses: São Félix do Xingu, Canaã dos Carajás, Ulianópolis, Anapu, Parauapebas, Tailândia e Ipixuna do Pará. “Muitos deles são locais de intenso processo de assentamentos nos últimos dez anos, o que pode justificar esse aumento populacional”, diz o chefe da Unidade Estadual do IBGE, Antonio José de Souza Biffi.
Segundo o IBGE, houve um crescimento de 22,54% entre 2000 e 2010. É significativo, mas inferior ao que foi constatado no comparativo de 1991 a 2000, quando o crescimento populacional estadual foi de 25, 06%.
O Censo 2010 também mostra que a população atual é mais urbanizada do que a de dez anos atrás. Em 2000, 81% dos brasileiros viviam em áreas urbanas. Agora são 84%. No Pará, eram 66,55%. Agora são 68, 49%.
Mesmo assim, 75 municípios paraenses apresentam ainda uma população rural maior que a urbana. Em alguns casos, a discrepância chega a ser exagerada. Em Anajás, por exemplo, moram pouco mais de nove mil pessoas na zona urbana. Na área rural, o número chega a 15 mil moradores. Em Cachoeira do Piriá, são pouco mais de cinco mil moradores na zona urbana e mais de mais 20 mil moradores na área rural.
No caminho inverso do restante do Brasil
E se no Brasil geralmente o número de mulheres costuma ser maior que o dos homens, no Pará, o sentido é inverso. A proporção entre homens e mulheres mostra que há mais homens do que mulheres. São 3,8 milhões de homens contra 3,7 milhões de mulheres. O índice aponta 50, 41% de homens e 49, 59% de mulheres. “Tem a ver com a produção econômica do Estado, que ainda é baseada no setor primário”, diz Biffi.
Há exceções, no entanto. Em Ananindeua, Belém, Benevides, Capanema, Castanhal, Marituba, Santa Maria do Pará, Santana do Araguaia, Soure e Tucuruí existem mais mulheres do que homens. Em compensação, Cumaru do Norte é o município com maior percentual de homens no Estado, com 58,1%.
Os recenseadores do IBGE trabalharam durante quatro meses na coleta e supervisão do trabalho de campo. Os trabalhos começaram em agosto. Foram visitados 67, 7 milhões de domicílios em todo o Brasil. No Pará, foram mais de 2 milhões. Em 36, 127 mil domicílios paraenses não foi possível realizar as entrevistas presenciais, mas havia evidências de moradores.
“Nesses casos, o IBGE utilizou uma metodologia própria para estimar o número de pessoas residentes nesses domicílios fechados, usando uma prática já adotada em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, México e Nova Zelândia. É feita uma média de acordo com o número de moradores de outro domicílio que havia sido inicialmente fechado e que depois foi recenseado”, diz Antonio Biffi.
O Censo encontrou ainda quase duzentos mil domicílios vagos no Pará, ou seja, aqueles que não tinham morador na data de referência. Prédios em construção, casas colocadas à venda e abandonadas são exemplos de domicílios vagos.

Fonte: Diario Online

Após três décadas de espera, saem eclusas de Tucuruí

Quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cruzar, hoje, o canal de seis metros que separa o rio Tocantins do Lago de Tucuruí terá fim uma história de 29 anos de interrupção da navegação na região. A barragem da maior usina hidrelétrica genuinamente brasileira, que fica no município de Tucuruí, resultou numa barreira de 69 metros de altura em pleno rio, interrompendo a navegação por quase três décadas. A solução era a construção das eclusas. A obra começou em 1981. Resistiu a sete presidentes da República, sofreu várias interrupções, mas hoje será finalmente entregue.
A inauguração vai devolver a navegação à região, que pode se transformar a partir de agora em um importante polo escoador da produção do sul e sudeste paraenses. Na prática, já está liberada a navegação de médias embarcações entre Marabá - região que receberá a Aços Laminados do Pará - e o porto de Vila do Conde, que, ampliado, poderá se tornar num mais movimentados do País, servindo para embarcar minérios e grãos produzidos no Norte do Brasil para a Europa e os Estados Unidos, onde ficam os grandes centros consumidores.
O alvo da eclusa, contudo, são os grandes comboios com chatas e contêineres de até 19 toneladas que exigem profundidade (calado) de até três metros.
O diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infra-estrutura Portuária, Herbert Drumond, diz que em dois anos serão concluídas as obras de derrocagem de 715 mil metros cúbicos de rochas no pedral de São Lourenço, à montante de Marabá. Acompanhado de Ademar Palocci, diretor de Engenharia da Eletronorte, Drumond apresentou o projeto da eclusa para a imprensa na tarde de ontem, na sede da Eletronorte em Tucuruí. 

Justiça libera concurso dos Correios

Após recurso dos Correios, a Justiça Federal em Brasília manteve o contrato com a Fundação Cesgranrio para a realização do concurso para 6.565 vagas em todo o país. Decisão liminar de primeira instância havia suspendido, em outubro, o processo de contratação da organizadora, após ação do Ministério Público Federal do Distrito Federal. Cabe recurso da decisão. A prova, que estava marcada para o próximo domingo (28), foi desmarcada no dia 12 de novembro por conta da liminar de suspensão do contrato.
Ao todo, 1.064.209 pessoas se inscreveram para a seleção; o prazo foi encerrado em fevereiro passado. É o concurso que teve mais candidatos neste ano, superando inclusive o do IBGE, para 192 mil vagas de recenseador, que teve 1.051.582 inscrições.
A decisão de manter a organizadora é do desembargador federal Fagundes de Deus e foi tomada no último dia 19 de novembro. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região disse que a decisão deve ser publicada no Diário de Justiça em breve.
De acordo com o TRF, o desembargador se baseou na decisão na autorização do Tribunal de Contas da União (TCU), que permitiu que os Correios fizessem o concurso com dispensa de licitação.
O pedido dos Correios para não fazer a licitação foi fundamentado no inciso XIII do artigo 24 da lei 8666/93, que permite a dispensa de licitação na “contratação de instituição brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, ou de instituição dedicada à recuperação social do preso, desde que a contratada detenha inquestionável reputação ético-profissional e não tenha fins lucrativos”.
Para o desembargador, “é sabido que a Fundação Cesgranrio é entidade de fins educacionais, assistenciais, culturais e de saúde não lucrativos, e tem como atividade principal a avaliação de mestrado, capacitação de professores e certificação de pesquisa”, disse o TRF.

Adolescente é atingida por raio e morre em Itaituba

Uma adolescente de 15 anos morreu, neste final de semana, após ser atingida por um raio, no município de Itaituba, sudeste paraense. No momento do acidente, uma forte chuva caía na cidade.
Luciléia Souza de Oliveira estava em casa quando foi atingida pela descarga elétrica. Outras seis pessoas que estavam próximas da adolescente também sentiram o choque e desmaiaram. 
A adolescente foi a segunda pessoa a morrer atingida por raios no município em menos de um mês.

Ney Franco convoca Seleção Sub-20 nesta terça-feira pela internet

O técnico Ney Franco vai anunciar os 25 convocados da Seleção Brasileira para o Sul-Americano Sub-20 nesta terça-feira, às 16h (de Brasília). A lista será exibida no site da CBF, sem entrevista coletiva do treinador.
Algumas jovens estrelas poderão participar do Sul-Americano, que vale vaga nos Jogos Olímpicos de 2012. Nomes como os de Neymar (Santos), Lucas (São Paulo), Oscar (Internacional) e Philippe Coutinho (Inter de Milão) são praticamente certos na lista.
Nesta segunda, Ney teve seu primeiro dia de trabalho oficial na CBF após a saída do Coritiba e reuniu-se com o administrador Guilherme Ribeiro para fechar os últimos detalhes da convocação. Segundo a CBF, o treinador também aproveitou o dia para entrar em contato com alguns jogadores que serão chamados.
Na semana passada, Ney viajou ao Peru, sede do Sul-Americano, para conhecer as cidades que receberão o torneio. O Brasil está no Grupo B, com Paraguai, Colômbia, Bolívia e Equador. A estreia será contra os paraguaios, 17 de janeiro, em Tacna. Depois, a Seleção pega colombianos, bolivianos e equatorianos na primeira fase.

Fonte: globoesporte.com

Brasil é último em ranking de transporte

O esforço feito pelo governo federal nos últimos anos, como a criação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ainda não foi suficiente para garantir a melhora da infraestrutura brasileira. Pelo contrário: o País lidera a lista das piores estruturas de transporte e logística entre seus concorrentes, mostra levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O trabalho selecionou 14 países com características econômico e sociais semelhantes às do Brasil e que tenham participação no mercado internacional. Foram avaliados os setores de transportes, energia e telecomunicações de todas as nações. No geral, o País ficou com a terceira pior colocação, à frente apenas de Colômbia e Argentina.
Mas, no item transportes, ninguém desbancou o Brasil. 'Além da qualidade da infraestrutura, a grande deficiência do setor é a falta de conexão entre as diversas modalidades', diz o diretor executivo da CNI, José Augusto Fernandes, coordenador do estudo sobre competitividade, que será apresentado quarta-feira a 2 mil empresários, no Encontro Nacional da Indústria, em São Paulo.
Dentro do setor, a infraestrutura portuária teve a pior classificação. A qualidade da infraestrutura ferroviária também rendeu uma posição ruim para o Brasil, que ficou na penúltima colocação. Nesse caso, explica o executivo da CNI, o que mais pesou foi o tamanho da malha nacional, de apenas 28 mil quilômetros (km). Além disso, o transporte ferroviário é concentrado em poucos produtos: só o minério de ferro representa 74% da movimentação total das ferrovias.

Fonte: G1

Eleições: Campanhas gastaram R$ 2,77 bilhões

Os 16.683 políticos que disputaram o primeiro turno da eleição de outubro gastaram R$ 2,77 bilhões nas campanhas, o que representa uma média de custo de R$ 20,41 por eleitor. O consumo de recursos na eleição deste ano deverá ser ainda maior porque quem teve de enfrentar o segundo turno para presidente e governador tem até hoje (30) para informar suas despesas à Justiça Eleitoral. Ou seja, esses gastos não foram computados nesse cálculo do primeiro turno feito pelo TSE.
Os tesoureiros das campanhas da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), e de seu adversário no segundo turno, José Serra (PSDB), devem entregar hoje as prestações de contas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como Dilma terá de ser diplomada no dia 17 pelo TSE, a corte já organizou um mutirão para analisar as contas da petista num prazo de apenas nove dias Além de funcionários do TSE, técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) deverão participar desse mutirão.
Em valores absolutos, o recorde de gastos no primeiro turno ficou com os candidatos de São Paulo, Estado onde votam 30 301.398 eleitores, ou 22,31% do eleitorado do País. Segundo os dados do TSE, os 2.552 candidatos de São Paulo gastaram R$ 482,04 milhões. Com isso, o custo médio da campanha foi de R$ 15,91 por eleitor. Mas Roraima teve o custo individual do voto mais elevado do Brasil. Com 271.890 eleitores, a média de gasto com cada eleitor foi de R$ 96,30.
Ao todo, os gastos dos candidatos a deputado federal, estadual e distrital foram os maiores em valores absolutos. Segundo as informações divulgadas ontem pelo TSE, foram gastos R$ 1,83 bilhão - 66,13% do total de R$ 2,77 bilhões consumidos com as campanhas de todos os candidatos que disputaram o primeiro turno e já prestaram contas. Os 248 candidatos ao Senado informaram que gastaram R$ 353,46 milhões, o que representa um custo médio de R$ 2,61 por eleitor.
Os candidatos aos governos dos Estados que conseguiram se eleger no primeiro turno das últimas eleições gastaram o equivalente a R$ 2,60 por eleitor, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O novo governador do Acre, Tião Viana (PT), precisou gastar apenas R$ 0,15 por eleitor para vencer a disputa no primeiro turno. Tarso Genro (PT), que governará o Rio Grande do Sul, foi o segundo candidato mais econômico: gastou R$ 0,96 por eleitor para vencer no primeiro turno.
A maior despesa dentre os novos governadores que não precisaram disputar o segundo turno foi de André Puccinelli (PMDB), que governará Mato Grosso do Sul a partir de janeiro de 2011.

Fonte: AE

Justiça Eleitoral aguarda 4.833 justificativas sobre gastos em campanha

Hoje (30) é o último dia para que candidatos, diretórios de partidos e comitês financeiros prestem contas dos gastos nas eleições de 2010, mas 20% das justificativas ainda são aguardadas pela Justiça Eleitoral. Até o momento, 19.255 prestações de contas foram registradas, entre 24.088 esperadas.
Segundo o calendário eleitoral, hoje é o prazo final para a prestação de contas do segundo turno, mas a Justiça Eleitoral ainda aceitará as informações relativas ao primeiro turno (cujo prazo se encerrou no dia 2 de novembro). Depois disso, partidos, candidatos e comitês que não tiverem apresentado as contas responderão a um processo administrativo.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já tem entendimento consolidado no sentido de que esse prazo não pode ser ampliado.
Já tramita no TSE processo administrativo, do dia 4 de novembro, relativo a diretórios nacionais inadimplentes com a prestação de contas da campanha presidencial no primeiro turno. São eles: PTC, PPS, PTN, PRP, PSL e PCO. Também estão no processo o comitê financeiro nacional para presidente da Republica do PCB, o comitê financeiro nacional para presidente da República do PHS e o candidato a vice-presidente pelo P-SOL, Hamilton de Assis. 
Os estados onde há maior déficit na prestação de contas são São Paulo (727 de 3.392), Rio de Janeiro (717 de 2.887) e Minas Gerais (321 de 1843).
 

Censo aponta 190,7 milhões de brasileiros em 2010

Somos 190.732.694 pessoas em todo o Brasil. Esse é o resultado do Censo 2010 divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dez anos, o aumento da população foi de 12,3%, em números absolutos isso significa 20.933.524 pessoas. O crescimento foi inferior ao observado na década anterior. Entre 1991 e 2000, a população brasileira aumentou 15,6%.
A Região Sudeste ainda é a mais populosa do Brasil, com 80.353.724 pessoas. São Paulo é o estado mais populoso, com 41.252.160 pessoas. Já Roraima é o estado menos populoso, com 451.227 pessoas.
O IBGE também divulgou a população de cada cidade do país. Clique aqui para ver a tabela (arquivo em .XLS com 1,59 MB).
A população está mais feminina. São 97.342.162 mulheres e 93.390.532 homens. As mulheres superam em mais 3,9 milhões o número de homens. Existem 95,9 homens para cada 100 mulheres. Em 2000, para cada 100 mulheres, havia 96,9 homens. Entre os municípios, o que tinha maior percentual de homens era Balbinos (SP), com 82,2%. Já o que tinha maior percentual de mulheres era Santos (SP), com 54,25%.
De acordo com o IBGE, o Censo 2010 apurou que existiam 23.760 brasileiros com mais de 100 anos. A data de referência da pesquisa é 1º de agosto. Bahia é o estado com mais centenários (3.525), seguido por São Paulo (3.146) e Minas Gerais (2.597) Mudança no ranking
Houve mudanças no ranking dos dez municípios mais populosos do país, com Brasília, que pulou do 6º para 4º lugar e Manaus, que saiu do 9º para 7º, ganhando posições. De acordo com o IBGE, Brasília tem hoje 2.562.963 habitantes e Manaus, 1.802.525.

País tem 290 milhões de hectares de florestas públicas cadastradas

O Brasil tem hoje 290 milhões de hectares de florestas públicas cadastradas pelo Serviço Florestal Brasileiro. A atualização de 2010 do Cadastro Nacional de Florestas Públicas (CNFP) mostra que houve um aumento de 21% em relação aos números do ano passado. Os números não significam criação de novas florestas públicas e sim que o Brasil começa a conhecer pelo cadastramento quais são e onde estão suas florestas.
A maior parte das florestas públicas se concentra na Amazônia. Aquelas que já foram destinadas a algum uso são maioria e contam 226 milhões de hectares. As terras indígenas somam em torno111 milhões de hectares, seguidas pelas unidades de conservação, com cerca de 105 milhões de hectares, sendo 60% federais e 40% estaduais. Os assentamentos públicos da reforma agrária ocupam em torno de 10 milhões de hectares.
Embora a porcentagem de florestas públicas destinadas seja alta – em torno de 80% das áreas já cadastradas - ainda restam 64 milhões de hectares sem uso regulamentado.
Levantamentos do Serviço Florestal apontam que pelo menos 10 milhões de hectares de floresta que estão sem destinação poderiam dar origem a novas florestas nacionais passíveis de concessão florestal, instrumento que permite o uso sustentável da floresta ao mesmo tempo em que a mantém em pé.
“É preciso dar prioridade para o aproveitamento dessas áreas por meio de florestas nacionais. Precisamos ter metas e cenários claros para atingir a sustentabilidade da produção madeireira na Amazônia por meio das concessões florestais, e essas metas devem ser consolidadas em 2011”, afirma o diretor-geral do Serviço Florestal, Antônio Carlos Hummel.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

'Apenas começou', diz Lula sobre operações no Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo federal fará tudo o que for possível para "a ajudar o Rio de Janeiro a vencer o crime organizado" e que visitará o Conjunto de Favelas do Alemão.
Em seu programa de rádio semanal, "Café com o presidente", Lula afirmou que ainda há muito trabalho pela frente. "Eu acho que a operação está sendo um sucesso. Obviamente que ela não terminou, ela apenas começou. Nós não sabemos ainda se todos os bandidos fugiram, se tem muito lá dentro, se estão escondidos. De qualquer forma, nós demos o primeiro passo – entramos dentro do Complexo do Alemão", afirmou o presidente.
Lula contou que recebeu diversas ligações do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, ao longo da semana, pedindo reforço da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal e das Forças Armadas. "Eu, prontamente, disse ao ministro Nelson Jobim que ele fizesse o que tivesse que fazer, dentro da lei. Pedi para que o Sérgio Cabral pedisse por escrito, que nós estávamos dispostos a ajudar o Rio de Janeiro a vencer o crime organizado, a vencer o narcotráfico", contou Lula.
Segundo o presidente, já estava programada uma visita ao Conjunto de Favelas do Alemão. "Independentemente dessa operação eu iria visitar o Complexo do Alemão. Eu, agora, vou com muito mais prazer", afirmou.
Lula terminou o programa pedindo otimismo e esperança aos moradores do Rio de Janeiro. "Muita tranquilidade, porque nós venceremos essa guerra”.
O presidente elogiou ainda o trabalho do governador do estado: "Eu acho que o Sérgio Cabral fez um trabalho excepcional, eu espero que outros governadores comecem a fazer a mesma coisa, porque só tem um jeito de a gente vencer o crime organizado – é combatê-lo".

Fluminense coloca a mão na Taça

37ª Rodada
28/11/2010 - Domingo
Palmeiras  1x2  Fluminense
Local: Arena Barueri (Barueri/SP - 17h00);
Gols: Dinei (PAL) 4' e Carlinhos (FLU) 18' do 1º; Tartá (FLU) 13' do 2º;
Corinthians  2x0  Vasco
Local: Pacaembu (São Paulo/SP - 17h00);
Gols: Bruno César 39' do 1º; Danilo 12' do 2º;
Flamengo  1x2  Cruzeiro
Local: Raulino de Oliveira (Volta Redonda/RJ - 17h00);
Gols: Diego Maurício (FLA) 9' e Roger (CRU) 15' do 1º; Thiago Ribeiro (CRU) 24' do 2º;
Botafogo  3x1  Grêmio Prudente
Local: Engenhão (Rio de Janeiro/RJ - 17h00);
Gols: Antônio Carlos (BOT) 30' e Edno (BOT) 44' do 1º;
William José (GP) 27' e Marcelo Cordeiro (BOT-pênalti) 45' do 2º;
Ceará  1x1  Atlético-PR
Local: Castelão (Fortaleza/CE - 17h00);
Gols: Rafael Santos (ATL) 36' e Magno Alves (CEA) 44' do 1º;
Guarani  0x3  Grêmio
Local: Brinco de Ouro (Campinas/SP - 17h00);
Gols: André Lima 23' do 1º; Jonas (pênalti) 33' e Diego 39' do 2º;
Atlético-MG  3x1  Goiás
Local: Arena do Jacaré (Sete Lagoas/MG - 17h00);
Gols: Diego Souza (ATL) 14', Éverton Santos (GOI) 38' e
Renan Oliveira (ATL) 46' do 1º; Diego Tardelli (ATL) 18' do 2º;
Internacional  1x1  Vitória
Local: Beira Rio (Porto Alegre/RS - 17h00);
Gols: Adaílton (VIT) 5' e Rafael Sóbis (INT) 16' do 2º;
Atlético-GO  1x1  São Paulo
Local: Serra Dourada (Goiânia/GO - 17h00);
Gols: Rogério Ceni (SP-pênalti) 9' e Elias (ATL) 19' do 2º;
Avaí  3x2  Santos
Local: Ressacada (Florianópolis/SC - 17h00);
Gols: Keirrison (SAN) 9', Neymar (SAN) 32',
Caio (AVA) 41' e Caio (AVA) 46' do 1º; Caio (AVA) 36' do 2º;

Pará é o terceiro no mapa da fome

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem mais um preocupante índice sobre a realidade social do Pará: o grau de insegurança alimentar da população paraense está entre os piores do Brasil, ficando atrás apenas dos baixos níveis do Maranhão (31,2) e do Ceará (23,9). O Pará e o Piauí estão em terceiro lugar, com 22,7%, quando se leva em consideração as formas mais agressivas da insegurança alimentar.
Os dados constam no suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009 sobre Segurança Alimentar. A média brasileira daquilo que se chama de ideal para o país, a Segurança Alimentar, ou seja, quando os moradores do domicílio têm acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, é de 69,8%. No Pará, este índice é de 56,8%.
Mesmo sendo o Pará um estado farto em riquezas minerais e em recursos hídricos, em 11,8% dos domicílios há privação de alimentos, ou seja, as pessoas responderam que chegaram a passar fome recentemente. Em outros 10,9% dos lares paraenses pesquisados, os moradores responderam que não tiveram dinheiro suficiente para comprar os alimentos necessários para a família.
Em 2009, pouco mais da metade da população do Pará (56,8%) informou que havia tido acesso à quantidade e qualidade suficiente de alimentos. No entanto, em 43,2% dos domicílios, os moradores responderam que não havia alimentação saudável e em quantidade suficiente assegurada.
Neste extrato de comparação, há uma clara referência à distância social entre o Norte e o Sul do País. Em 2009, o estado de Santa Catarina, por exemplo, continuou com o maior percentual (85,2%) de domicílios que tinham garantido o acesso à quantidade e qualidade suficiente de alimentos para seus moradores. O Rio Grande do Sul, após um aumento de 5,5 pontos percentuais em relação a 2004, foi o que apresentou o segundo maior percentual (80,8%), seguido pelo Paraná (79,6%).

O NavegaPará vai continuar?

O projeto NavegaPará não é o único projeto de inclusão digital do Brasil, mas sem dúvidas o maior (confira aqui a lista de projetos). Um projeto que deu certo no governo de Ana Júlia. Ele vai continuar? Antes de entramos neste mérito conheça um pouco mais.
O Programa de Democratização do Acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação, conhecido como NavegaPará foi lançado no dia 30 de março de 2007. Tem como objetivo maior interligar as unidades de governo como instituições públicas de ensino e pesquisa, hospitais, postos de saúde, órgãos de segurança pública e espaços públicos de acesso geral da população.
Atualmente, com 22 unidades administrativas ligadas à Metrobel, cerca de 200 unidades estam favorecidas por esta ferramenta, com cerca de 120 escolas da Grande Belém. A meta inicialmente era interligar todas as escolas do Pará por internet de alta velocidade, em 2008.
Um projeto grandioso como esse necessita de grandes parceiros, o NavegaPará acontece a partir de dois convênios: com a Eletronorte e com a Rede de Fibra Óptica Metrobel. A Eletronorte tem no Estado 1.800 quilômetros de linhas de transmissão de energia. Essas linhas contêm fibra óptica. Por convênio, o governo do Pará usa a fibra para implantar as principais ações do NavegaPará ao longo de treze municípios: Santa Maria, Abaetetuba, Tailândia, Tucuruí, Marabá, Marabá, Pacajá, Uruará, Rurópolis, Santarém e Itaituba, além de Belém.

40 toneladas de drogas já apreendidas em operação

Um balanço parcial divulgado nesse domingo (28) pela assessoria da Secretaria de Segurança do Estado do Rio estimou em cerca de 40 toneladas a quantidade de drogas apreendidas no primeiro dia de ocupação do Complexo do Alemão, na zona norte da cidade.
Pelo menos 50 fuzis foram encontrados, sendo nove deles de calibre ponto 30, capazes de abater aeronaves ou até de perfurar carros blindados. Dez mil munições de vários calibres também foram apreendidas.
Do total de drogas localizadas, a Polícia Civil contabilizou 13 toneladas de maconha, 200 quilos (kg) de cocaína e 10 kg de crack. O restante seria por conta das apreensões feitas pela Polícia Militar.
Durante todo o dia, grandes carregamentos de drogas foram localizados dentro de casas, escondidos nas lajes ou enterrados em quintais. Em uma única residência, a Polícia Civil encontrou 7 toneladas de maconha em tabletes, o suficiente para lotar um caminhão.
A ocupação do Complexo do Alemão começou por volta das 8h desse domingo, mas os cerca de 2.700 policiais envolvidos na operação encontraram menos resistência do que imaginavam. Tiros de fuzil e rajadas de metralhadora podiam ser ouvidos ao longe, mas a presença maciça das tropas amedrontou os traficantes, que preferiram fugir, se esconder ou se entregar em vez de partir para o confronto direto.
No início da noite, em entrevista, o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, disse que a operação atingiu o coração do tráfico e que depois do Alemão, a polícia poderá ir às favelas da Rocinha e do Vidigal, ambas na zona sul.

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 25 mi na quarta


O concurso de número 1.236 da Mega-Sena, que será sorteado na próxima quarta-feira (1º), deve pagar R$ 25 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal.
No sábado (27), nenhum bilhete acertou os seis números do concurso 1.235, e o prêmio acumulou. Os números sorteados em Natividade (TO) foram: 10 - 16 - 20 - 26 - 49 - 55.
De acordo com a Caixa, 83 bilhetes acertaram a Quina, que teve prêmio no valor de R$ 25.186,56. A Quadra foi acertada por 6.028 bilhetes, e o prêmio ficou em R$ 495,42.
Quem quiser tentar a sorte no próximo concurso, deve fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.
As apostas para a Mega da Virada já podem ser feitas em todas as lotéricas do país. A estimativa da Caixa Econômica Federal é de que o prêmio para esta edição da loteria deva atingir R$ 150 milhões. No ano passado, o prêmio foi de R$ 144,9 milhões, o maior valor já pago pela Mega-Sena.
O sorteio da Mega da Virada será realizado na véspera do Ano Novo, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com transmissão ao vivo pelos canais de TV abertos. Assim como em 2009, a Mega da Virada não vai acumular. Se não houver ganhadores na faixa principal, o prêmio será rateado entre os acertadores da Quina e assim por diante.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Campeonato Ruropolense de Futebol chega a sua reta final

As quartas de finais do campeonato Municipal terá os jogos de volta neste final de semana com os seguintes jogos:
  • Sábado  - 27/11/2010
16:30 horas - Salão Luana X Palmeiras - Estádio Municipal
  • Domingo - 28/11/2010
16:30 horas - A. A. R. X Renascer - Estádio Municipal
16:30 horas - Divinópolis X Ecop - Km 70
16:30 horas - Paysandu X Negão Auto Peças - Km 85

Flu pode ser campeão ou ficar em terceiro nesta rodada

37ª Rodada
28/11/2010 - Domingo
Palmeiras   x   Fluminense
Local: Fonte Luminosa (Araraquara/SP - 17h00);
Corinthians   x   Vasco
Local: Pacaembu (São Paulo/SP - 17h00);
Flamengo   x   Cruzeiro
Local: Raulino de Oliveira (Volta Redonda/RJ - 17h00);
Botafogo   x   Grêmio Prudente
Local: Engenhão (Rio de Janeiro/RJ - 17h00);
Ceará   x   Atlético-PR
Local: Castelão (Fortaleza/CE - 17h00);
Guarani   x   Grêmio
Local: Brinco de Ouro (Campinas/SP - 17h00);
Atlético-MG   x   Goiás
Local: Arena do Jacaré (Sete Lagoas/MG - 17h00);
Internacional   x   Vitória
Local: Beira Rio (Porto Alegre/RS - 17h00);
Atlético-GO   x   São Paulo
Local: Serra Dourada (Goiânia/GO - 17h00);
Avaí   x   Santos
Local: Ressacada (Florianópolis/SC - 17h00);

Em 2010, impostos pagos por brasileiros ultrapassaram R$ 1 trilhão

A carga tributária no País continua muito pesada. Até o final do ano mais de um trilhão de reais serão arrecadados. O Impostômetro - painel eletrônico instalado em frente da Associação Comercial de São Paulo, ultrapassou ontem (25) a marca de R$ 1 trilhão de tributos arrecadados pelos governos. Em 2009, essa marca só foi atingida em 14 de dezembro. A expectativa é de que, até o fim do ano, o total pago em impostos alcance a cifra de R$ 1,2 trilhão.
Na opinião dos analistas, o governo de Dilma terá de ao menos promover alguns pontos da reforma tributária e a consequente redução de impostos. “Espero que o futuro governo tenha vontade política para fazer essa reforma tão necessária para o País”, afirma João Eloi Olenike, presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), órgão responsável pelo cálculo do Impostômetro.
Pela projeção do instituto, o peso da carga tributária em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) deverá encerrar o ano em 35,57%, uma alta de 0,7 ponto porcentual na comparação com 2009. “O cálculo foi realizado com base em um PIB projetado de R$ 3,587 trilhões”, diz Olenike.



Tiririca poderá pegar cinco anos de prisão

O Ministério Público brasileiro pediu cinco anos de cadeia para Tiririca, pelo crime de falsidade ideológica.
As alegações finais contra Tiririca, ou melhor, contra o deputado Francisco Everardo Oliveira Silva foram apresentadas na quarta-feira. Segundo o procurador, Tiririca entregou à Justiça Eleitoral declarações falsas sobre sua alfabetização e a propriedade de bens. A lei prevê que a punição no caso pode ir de um a cinco anos de prisão.
O procurador explica, em declarações que pediu a condenação na pena máxima tendo em vista a repercussão social do crime e a natureza da falsificação, que foi feita para produzir uma fraude eleitoral de rumorosa consequência jurídica e social.
O magistrado apresentou, como prova, um parecer do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo que acompanhou a audiência na qual Tiririca foi submetido a um teste de ditado e leitura.
Mas, o trabalho do procurador tem sido alvo de criticas, o que já levou o órgão superior do Ministério Público a abrir uma investigação à actuação do magistrado.

Fonte: O Estadão

Deputados querem restringir venda de terras a estrangeiros

Tramitam na Câmara seis projetos de lei e uma proposta de emenda à Constituição que ampliam as restrições à compra de terras no Brasil por estrangeiros – um deles foi aprovado nesta quarta-feira (24) pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Uma outra proposta já foi aprovada pela Câmara no fim do ano passado e enviada ao Senado, limitando a aquisição de terras na Amazônia Legal. O governo também estuda um projeto com restrições para compra de terras para estrangeiros, que será encaminhado ao Congresso.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), estrangeiros têm posse de 4,35 milhões de hectares de terras no Brasil – área equivalente ao território da Suíça ou do Rio Grande do Norte. Essas terras estão distribuídas em 3.689 municípios, principalmente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Na opinião de deputados que apresentaram projetos tratando da aquisição de terras por estrangeiros, a legislação atual não consegue fazer um controle fundiário efetivo.
"Há interesse de grandes empresas de comprar terras na Amazônia e é preciso garantir a soberania do Brasil", afirmou o deputado Nilson Mourão (PT-AC), autor do projeto enviado ao Senado.
Para a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a legislação atual é ultrapassada. Segundo ela, a Amazônia Legal, que ocupa 60% do território nacional, é uma área sem controle fundiário. "Não sabemos dizer com precisão a quem pertence a terra da Amazônia. Há grandes conflitos entre particulares, municípios, estados e União, que tornam a situação muito complicada", afirmou.

Fonte: Agência Câmara

Estado empossa 18 defensores públicos para comarcas de cinco municípios

A governadora Ana Júlia Carepa deu posse, na manhã de ontem, quinta-feira (25), no auditório do Palácio dos Despachos, a 18 novos defensores públicos, que atuarão nas comarcas dos municípios de Altamira, Breves, Marabá, Redenção e Santarém. O total de defensores públicos nomeados mediante aprovação em concurso público, desde janeiro de 2007, já chega a 196.
O fortalecimento da Defensoria Pública, órgão responsável pela garantia de ampla defesa do cidadão que não tem condições de arcar com os honorários de um advogado, é uma das principais realizações do governo do Estado. Nos últimos quatro anos, a Defensoria Pública ganhou autonomia financeira e administrativa, aumento dos recursos públicos disponíveis e ampliou sua capacidade de atendimento, com a construção de novos espaços e instalação de outros serviços.
Hoje, a Defensoria Pública do Estado dispõe de 275 defensores públicos e garante seus serviços para 142 municípios. Foram criados ainda diversos serviços, como o Núcleo de Atendimento Especializado para a Criança e o Adolescente (Naeca), que atua em Ananindeua, Castanhal, Abaetetuba, Marabá, Redenção, Altamira, Santarém, Augusto Corrêa, Capanema, Breves, Paragominas e Barcarena.
A governadora Ana Júlia Carepa disse que foi bastante cobrada pela sociedade paraense, em especial pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Seção Pará), para fortalecer o serviço da Defensoria Pública do Estado e garantir o acesso do cidadão aos seus direitos. "Nosso governo foi responsável ao levar os serviços públicos para todas as regiões do Estado, e a Defensoria é uma prova disso", afirmou a governadora.
Agilidade - O defensor Público Geral do Estado, Antônio Cardoso, lembrou que a ampliação de serviços, como o Disk Defensor, ajudou a reduzir o tempo de espera por atendimento nos postos da Defensoria. "Somente este ano, fizemos 15 mil atendimentos, acabando com as filas em todas as nossas regionais", informou. Ainda segundo Antônio Cardoso, o Balcão da Cidadania atendeu 50 mil pessoas apenas no primeiro semestre, contra 7 mil atendimentos feitos em 2006.
Ana Júlia Carepa ressaltou as ações de governo que estão em pleno andamento, como o projeto Ação Metrópole, a construção de 11 escolas tecnológicas e de uma base da força nacional de segurança.
Fonte: Agência Pará

Cesta básica sobe e consome parte do 13º

O levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgado nesta quinta-feira (25) apontou um reajuste de cerca de 10% no preço da carne bovina comercializada em açougues, mercados municipais e supermercados de Belém, num intervalo de apenas dois meses: outubro e novembro.
Assim como os demais produtos da cesta básica paraense, o aumento de preço da carne bovina contribui para o comprometimento de 47% do salário mínimo com a alimentação. O paraense gastou em torno de R$219,57 com alimentação no mês de outubro, quase a metade do salário mínimo vigente, R$510,00.
Em dezembro de 2009, o kg da carne bovina de primeira foi comercializado em média a R$ 10,69. Em 2010, já no mês de setembro, a carne estava custando em média R$ 11,48 e no mês passado foi comercializada em média a R$ 12,00 por kg.
Infelizmente a situação pode não parar por aí, as pesquisas realizadas nesta quarta-feira (24) mostram que em vários pontos de venda em Belém o kg da carne bovina de primeira está sendo comercializada com preços que giram entre R$14,00 a R$16,00.
"O curioso é que tudo isso acontece no Estado do Pará que está entre um dos maiores produtos e exportadores de carne bovina do país", observa Roberto Sena, supervisor técnico do Dieese.

Fonte: DOL

Mesmo com ação da polícia, Rio tem mais ataques

A onda de ataques no Rio de Janeiro continuou na madrugada de hoje (26), mesmo depois da ocupação pela polícia da Vila Cruzeiro, na Penha, na zona norte, que era considerada uma fortaleza do tráfico. Mais dois ônibus foram incendiados, um na Rodovia Presidente Dutra, na pista sentido São Paulo, e outro em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Além disso, criminosos atearam fogo em cinco carros nas zonas sul e norte da capital e nas regiões metropolitana e dos Lagos.
Chegam hoje ao Rio os 800 militares do Exército que vão reforçar as operações policiais. O apoio atende a pedido pelo governador Sérgio Cabral. Também serão enviados ao estado dois helicópteros da Força Aérea e dez veículos blindados, além de equipamentos de comunicação e óculos para visão noturna. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, vem ao Rio hoje para se reunir com o governador Sérgio Cabral e o secretário de segurança do estado, José Mariano Beltrame.
Os cerca de 100 policias do Batalhão de Operações Especiais (Bope), a tropa de elite da Polícia Militar (PM), que passaram a noite na Vila Cruzeiro fazem hoje uma varredura no local para apreender armas e drogas. O policiamento também está reforçado nas estradas do estado desde ontem (25), mas ainda não há informações sobre apreensões ou prisões.
Também por conta dos ataques, a emergência do Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, está reforçada. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as folgas foram suspensas para garantir o atendimento à população. Ontem, oito pessoas foram baleadas nos confrontos entre policiais e traficantes e seis continuam internadas.
Mais nove homens suspeitos de participar dos ataques que estão presos na Polinter do Grajaú, na zona norte, serão transferidos ainda hoje para presídios federais em outros estados.
Fonte: Agência Brasil

Melhorar indicadores sociais na Amazônia é desafio

Os desafios da presidenta eleita, Dilma Rousseff, para a Amazônia serão muito maiores que a redução do desmatamento do bioma. A derrubada está em tendência de queda desde 2006 e este ano deve chegar a 5 mil quilômetros quadrados, a  menor taxa dos últimos 22 anos. Com o desmate sob controle, a tarefa será melhorar os indicadores sociais da região e garantir desenvolvimento econômico com contrapartidas socioambientais.
Com 25 milhões de habitantes, a Amazônia ainda tem alguns dos piores indicadores de desenvolvimento do país. Em 1990, 48% da população da região viviam em situação de pobreza. Quase 20 anos depois, em 2009, o percentual ainda era de 42%, segundo o pesquisador sênior do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) Adalberto Veríssimo.
“Os indicadores sociais na Amazônia melhoraram ligeiramente, não tiveram a melhoria que o resto do país teve”, comparou. Segundo Veríssimo, a combinação entre crescimento da economia e programas sociais não será suficiente para reduzir a pobreza na região. “Os programas são importantes, mas está provado que na Amazônia eles têm menos força que em outras regiões, seja porque a população é muito rarefeita, seja porque nas grandes cidades há uma grande população com problemas graves”, avaliou.
Atrair setores que tenham capacidade de geração de empregos para a Amazônia também será um dos desafios dos próximos quatro anos, segundo Veríssimo. A base do atual modelo econômico da região ainda é formada por setores que geram poucas vagas, como a mineração, pecuária e agricultura extensiva. “É preciso estimular um tipo de economia que tenha mais capilaridade na geração de renda e emprego. E isso está ligado à economia de base florestal e de base na pequena produção". Para o pesquisador, sem isso não será possível nem manter a queda do desmatamento, porque ele está sendo feito por

Fonte: Diario Online

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Coordenação de combate ao mosquito da Dengue realiza Dia D em Rurópolis

O dia D do município de Rurópolis começou logo cedo com uma caminhada que teve a logo após essa caminhada houve uma palestra na Câmara Municipal, sobre os cuidados que cada um deve ter para evitar que o mosquito se reproduza na sua casa, alem de citar todos os perigos que a dengue trás para a saúde.
Dengue Mata, essa era a mensagem que a coordenação de combate a dengue do município de Rurópolis queria passar para a população, pois segundo o coordenador Sr. Jéferson Nogueira, o combate a dengue só terá êxito se houver o apoio maciço da população mantendo o quintal de suas casas e terrenos baldios limpos pois só assim poderemos diminuir e significativamente os casos de dengue em nosso município, ou seja, só trabalho em parceria entre a Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, Agentes de Saúde e a População poderá combater essa esta doença, afirmou coordenador.
Jéferson agradeceu o apoio e a participação da população, secretaria de Saúde, Prefeitura Municipal, todas as Secretaria Municipais, empresários, agentes de saúde da cidade e interior.

Redação do Jornal Transamazônica

Madrugada do Terror em Rurópolis: Menor rouba comércios e residências

Durante essa madrugada alguns moradores de nosso município tiveram suas residências e comércios invadidos, segunda informações das Policias Civil e Militar de Rurópolis, todos esse roubos foram realizados por uma Adolescente de cerca de 15 anos de idade.
A nossa equipe de reportagem conversou com o Cabo Laurimar que estava realizado a ronda noturna da PM junto com outro policias, segundo o Cabo da PM, a menor inicio os furtos cedo pouco menos de meia noite, logo em seguida no inicio da madruga ela foi detida por suspeita de roubo e apresentada a Policia Civil e juntamente com o Conselho tutelar do município, por se tratar de uma menor ela foi libera, continuando assim a realizar os furtos dobrando o numero de residências invadidas, chagando ate a entra em algumas casa com os moradores dormindo. A menor reside no Bairro Alvorada.
Segundo o Cabo Laurimar, boa parte dos produtos e equipamentos roubados foram recuperados pela policia Militar algumas aparelhos foram encontrados nas ruas do nosso município pois eram descartados pela infratora e outros produtos foram encontrados na residência da menor.
A equipe do Jornal Transamazônica também conversou com o Delegado de Policia Civil Dr. Ari, que nos revelou que a menor afirmou que estava sendo ajudada por um Jovem que segundo ela é maior de idade, mais a mesma não sabe o nome do rapaz, só deu algumas descrições do mesmo. O delegado nos falou sobre o perigo que os moradores e a menor correram esta noite já que a mesma invadia residências com os moradores dormindo, caso alguma vitima acordasse no e desse um flagrante na infratora poderia ocorrer um tragédia para ambos.
Segundo a Policia Civil a menor fez outra denuncias sobre casas de prostituição, tráfico de drogas e ate Hotéis que realizam serviços de prostituição, segundo informações do investigador João, tudo isso será apurado para ver a veracidade destas denuncias.
Dr. Ari pediu que as pessoas que tiveram a sua residência furtada, comparecessem na delegacia de policia Civil para resgatar os produtos e equipamentos roubados, pois segunda nos apuramos a menor tinha roubado vários produto diferentes, ela levava celulares, receptores de parabólica, aparelhos eletrônico e ate eletrodomésticos.

Redação do Jornal Transamazônica

Sub-comissão de Belo Monte aprova realização de audiência pública

O presidente da sub-comissão temporária para acompanhar a execução das obras da Usina de Belo Monte, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), requereu em sessão nesta terça-feira (23) a realização de Audiência Pública destinada a discutir as notícias vinculadas na mídia sobre problemas na obtenção das licenças necessárias para permitir o início da construção da hidrelétrica de Belo Monte.
O requerimento foi aprovado pelos membros da sub-comissão e a audiência pública está marcada para a próxima terça-feira (30). Serão convidados Márcio Pereira Zimmermann (ministro de Minas e Energia), Abelardo Bayma Azevedo (presidente do Ibama), Ubiratan Cazetta (procurador chefe da república no Pará) e Carlos Nascimento (diretor presidente do Consórcio Norte Energia).

Fonte: Orm

Novo advogado de Bruno diz que vai pedir paralisação do processo

Nesta quarta-feira (24), o advogado Cláudio Dalledone Júnior, que se apresentou nesta semana como o novo advogado do goleiro Bruno, que vai entrar com um habeas corpus na Justiça pedindo que os delegados, que fizeram parte da investigação do desaparecimento e morte de Eliza Samudio, sejam ouvidos pela juíza Marixa Fabiane Rodrigues.
A magistrada preside, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o processo em que o goleiro é um dos acusado da morte da ex-namorada. Segundo Dalledone, até que o pedido seja julgado, ele vai pedir que o processo seja paralisado. A juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, a pedido da promotoria, determinou que os três delegados, Edson Moreira, Alessandra Wilke e Ana Maria, não fossem ouvidos como testemunha e nem como informantes no processo.
“Já estou redigindo o habeas corpus. Espero que sexta-feira [26 de novembro] ou no mais máximo até segunda [29] ele já esteja distribuído no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. E, enquanto ele não é julgado, vou solicitar que o processo seja paralisado”, disse.
O advogado disse, ainda, que não vai entrar em polêmicas e nem estabelecer debates na imprensa, pois o maior prejudicado seria Bruno. “No momento estou me atualizando do processo do Rio de Janeiro para poder começar a defendê-lo com petições e habeas corpus.
No Rio de Janeiro, Bruno responde pelos crimes de sequestro, cárcere privado e lesão corporal contra Eliza Samudio.

Sem vacina, dengue será desafio permanente, diz ministro da Saúde

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou hoje (25) que a dengue será um desafio permanente enquanto não houver vacina contra a doença no Brasil. Segundo o ministério, a substância está em fase de testes em humanos no Espírito Santo, por meio de uma parceria com um laboratório francês. Temporão alertou, entretanto, que a aprovação só deve ocorrer em três ou quatro anos. “É um grande alento no horizonte”, disse.
Segundo o ministro, casos registrados em 2010 em países como a França, os Estados Unidos e a Holanda demonstram a capacidade de adaptação do mosquito Aedes aegypti. “Infelizmente, vamos ter dengue todos os anos enquanto não tivermos vacina, e isso vai demorar alguns anos”, disse, durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços.
No programa, ele fez um balanço do combate à doença durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva. “Fizemos um gigantesco esforço com secretários estaduais e municipais. Aperfeiçoamos muito a vigilância epidemiológica. São 66 laboratórios no país que monitoram os sorotipos”, destacou.
Temporão lembrou que, este ano, foi registrada a volta do sorotipo 4 da dengue, que não circulava no país há 28 anos. “Fizemos uma verdadeira operação de guerra para evitar que se espalhasse”, afirmou, ao se referir à contenção da doença no estado de Rondônia. “Seria uma situação muito complicada”, avaliou.

Goiás cala Pacaembu lotado, assina tragédia do Palmeiras e está na final


Em uma reação épica, o Goiás venceu o Palmeiras por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Pacaembu, e garantiu a vaga na final da Copa Sul-Americana. O time esmeraldino calou o estádio, tomado por cerca de 35 mil torcedores palmeirenses que antes fizeram uma bela festa. Ernando foi o herói goiano, garantindo ao clube um alento após o rebaixamento para a Série B do Brasileiro. Aos paulistas, só resta pensar em 2011.
O Goiás, que havia perdido a primeira partida, no Serra Dourada, por 1 a 0, recuperou a vantagem e agora pega o vencedor da disputa entre LDU e Independiente. Os times fazem o segundo jogo nesta quinta-feira, na Argentina. Na primeira partida, o time equatoriano venceu por 3 a 2.
Festa palmeirense, supresa goiana - A torcida do Palmeiras fez uma grande festa antes do jogo. Com o Pacaembu lotado, agitou balões vermelhos, verdes e brancos e fez um mosaico com a frase: 'Torcida que canta e vibra', uma referência a um trecho do hino do clube.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 21 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal, nesta quarta-feira (24), pelo concurso 1.234 da Mega-Sena.
Confira os números sorteados: 03 – 05 – 19 – 24 – 30 – 35.
De acordo com a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso, a ser realizado no próximo sábado (27), é de R$ 21 milhões.
Segundo a Caixa, 120 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 12.853,80. Outras 9.102 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 242,09.

Mantega prevê cortes superiores a R$ 20 bi no Orçamento de 2011

O governo da petista Dilma Rousseff vai promover um corte de mais de R$ 20 bilhões no Orçamento de 2011 e também reduzirá em pelo menos R$ 50 bilhões os repasses ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em um esforço para conter o peso da demanda pública na economia, afirmou ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
"Do ponto de vista estrutural, a redução de gasto do governo terá impacto na política de juros a partir do ano que vem", afirmou Mantega durante entrevista no Reuters Brazil Investment Summit nesta quarta-feira.
Poucas horas depois de ter sido oficialmente confirmado na equipe de Dilma Rousseff, Mantega afirmou que os cortes podem adiar alguns projetos de investimentos e vão garantir o cumprimento da meta primária de 3,1% do PIB no ano que vem, sem o abatimento de despesas como as que envolvem o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Caso a economia feita pelo governo supere a meta, os recursos adicionais serão direcionados ao Fundo Soberano, disse o ministro.
Os cortes orçamentários não serão feitos de forma linear e se concentrarão principalmente em despesas de custeio, disse o ministro, adiantando que "não é oportuno darmos aumentos" para o funcionalismo público em 2011.
Sobre os repasses ao BNDES, a ideia é reduzir à metade os subsídios e os financiamentos concedidos ao banco com recursos do Tesouro, disse Mantega, indicando que a política de aportes ao banco de financiamento não será abandonada já em 2011.
Fonte: G1

Novas hidroelétricas do tapajós serão julgadas nesta sexta

Está confirmada para a próxima sexta-feira, dia 26, fazendo parte da programação do Quarto Fórum Social Pan-Amazônico, a realização de uma sessão que vai julgar o projeto de instalação das cinco hidroelétricas previstas para a região do Tapajós.
A proposta do Governo Federal é construir na bacia do Tapajós as hidroelétricas de São Luiz do Tapajós, Jatobá, Cachoeira do Caí, Jamanxin e Cachoeira dos Patos.
Será um tribunal popular, com os parâmetros de um julgamento processual comum na justiça, cujos réus são os projetos que vão ser discutidos por diversas empresas, entidades e organizações.
O evento é realizado pela Organização Não-Governamental, Frente de Defesa da Amazônia e Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular, ligado à Universidade Federal do Oeste do Pará, a UFOPA.
No ato o juiz será Bruno Miléo, que é professor universitário. Já os procuradores da República Felício Pontes e Cláudio Dias irão atuar na acusação.
A defesa será de alguns convidados, como a Eletronorte, Cargill, Alcoa, Mineração Rio do Norte e o Vice-Governador eleito Helenilson Pontes.
De acordo com o vereador líder do PMN, Nélio Aguiar, não é possível concordar com estes projetos, sendo que o Pará já conta com a Usina de Tucuruí e sofre com o preço das tarifas e precário fornecimento pela empresa concessionária a Celpa.
Fonte: Portal na Hora

Desemprego registra em outubro menor taxa da série histórica, aponta IBGE

A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país ficou em 6,1% em outubro, ante os 6,2% contabilizados em setembro, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice é o menor registrado na série histórica, iniciada em março de 2002.
Em outubro de 2009, a taxa havia sido de 7,5%.
O IBGE registrou em outubro 1,444 milhão de pessoas desocupadas, com queda de 2,4% no confronto mensal e de 17,6% ante igual período em 2009.
A população ocupada, por seu turno, foi de 22,345 milhões de trabalhadores, o que indica alta de 0,3% ante setembro e de 3,9% em relação a outubro do ano passado.
Já a renda média do trabalhador cresceu 0,3% ante setembro e 6,5% frente ao mesmo intervalo no ano passado, ficando em R$ 1.511,49.
A taxa de desemprego caiu de setembro para outubro na esteira da maior oferta de postos de trabalho, gerados em número suficiente para fazer frente à procura por uma nova colocação.
De um mês para o outro, foram criadas 63 mil vagas, mais do que o crescimento do número de pessoas desocupadas (36 mil).
O IBGE mede a situação do mercado de trabalho nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre. Cerca de 44 mil domicílios são pesquisados. (FSP)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Governo faz apelo à Câmara para não votar projeto que provoque despesa extra

O governo federal fez uma apelo, nesta terça-feira (23), aos líderes partidários para que a Câmara dos Deputados não aprove, até o final do ano, projeto de lei ou outro tipo de proposta que provoque despesa extra para a União, os estados e municípios, informou o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Entre as propostas que o governo quer evitar a aprovação, está a Proposta da Emenda à Constituição (PEC) 300, que fixa um piso salarial nacional para policiais militares e bombeiros. Conforme cálculos do governo federal, se aprovada, a proposta vai ter impacto de R$ 43 bilhões para o orçamento da União e dos estados.
“Não vamos permitir que, no último mês do governo Lula, o esforço fiscal, feito todos esses anos, seja quebrado”, disse Padilha. O ministro participou de reunião, hoje, com o presidente da Câmara e vice-presidente eleito Michel Temer, sete governadores do PSDB, PT, PMDB e PSB e líderes partidários. Durante o encontro, na residência oficial da presidência da Câmara, o governo fez o apelo.
No final da tarde, Padilha se encontrou com a bancada do PT na Câmara e os novos parlamentares eleitos pelo partido. De acordo com o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), o encontro serviu para iniciar o debate sobre a composição da Mesa Diretora e da Presidência. Pelo critério da proporcionalidade dos partidos, o PT tem direito de indicar o presidente da Casa, por ter o maior número de deputados na próxima legislatura.
“Tradicionalmente, tem sido assim a ocupação desse cargo [a maior bancada fica com a presidência]. Há espaço para negociar politicamente. Tudo depende de conversas com nossos aliados”, disse Ferro.

Fonte: Agência Brasil

ANEEL aprova reajustes tarifários no fornecimento de energia

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (23), o reajuste tarifário anual da distribuidora Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e da empresa Companhia de Eletricidade do Acre S/A – Eletroacre. A ANEEL aprovou o reajuste de 7,42% no estado do Acre e no Amapá o aumento aprovado foi de 47,92%.
O reajuste deveria entrar em vigor no próximo dia 30 nas duas fornecedoras, mas a CEA não poderá aplicar a correção se continuar inadimplente com o pagamento de diversos encargos do setor elétrico. Dessa forma, a concessionária só poderá aplicar o efeito médio aprovado de 47,92% depois de cumprir suas obrigações setoriais.
Os percentuais de reajuste refletem as variações de impostos, incidente nas tarifas de energia elétrica destinado a subsidiar a geração de energia nos Sistemas Isolados.
No dia cinco de outubro de 2010 a ANEEL também aprovou o reajuste de 1,78 %, no consumo de energia, no estado de Roraima. Ao calcular os índices, a Agência considerou a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência.
A fórmula de cálculo inclui custos gerenciáveis e custos não-gerenciáveis como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.