Nesta segunda-feira (21), em seu programa de rádio “Café com a presidenta”, Dilma Rousseff anunciou que o governo investirá R$ 4,5 bilhões até 2014 na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do câncer do colo do útero e do câncer de mama.
A presidenta estará nesta terça-feira (22) em Manaus (AM) para lançar o programa de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo do Útero. "Queremos que toda mulher tenha oportunidade de se cuidar, fazendo a prevenção bem feita", disse.
Um dos primeiros passos do programa, segundo a presidente, será implantar 20 novos centros especializados no diagnóstico e no tratamento da fase inicial do câncer do colo de útero, em estados das regiões Norte e Nordeste.
A presidente ainda garantiu a criação de "32 novos serviços especializados para radioterapia e quimioterapia, e atualizar os equipamentos de 48 serviços em todo o Brasil", informou. Atualmente, há 4 mil mamógrafos espalhados pelo país, sendo que mais da metada está na rede pública, segundo Dilma.
O programa terá como objetivo atender, principalmente, as mulheres entre 25 e 59 anos. "São as mulheres desta idade as que mais precisam. Uma das coisas que vamos fazer é incentivar os laboratórios a trabalhar dentro dos padrões internacionais de qualidade. Eles vão receber orientação e o dinheiro para isso", destacou Dilma.
Dol
Nenhum comentário:
Postar um comentário