O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia [PT], recebeu na quarta-feira (16) uma comissão de prefeitos, vereadores, representantes da sociedade civil e do movimento pelo plebiscito para criação do estado de Tapajós, a partir da divisão do Pará.
O grupo pediu apoio ao Projeto de Decreto Legislativo (PDC 731/00), do Senado, que propõe consulta plebiscitária sobre a criação do estado do Tapajós, que já tramita na Casa há mais de 10 anos.
O plebiscito seria feito com a população do estado do Pará. De acordo com o projeto, o novo estado se constituiria de 27 cidades paraenses, como Santarém e Altamira.
De acordo com o grupo, a criação do novo estado acabaria com as “discriminações, perseguições e agressões sofridas pelo Apartheid geográfico”. Também ocorreria, de acordo com os prefeitos, a união de esforços, junto a outros estados da região Norte, em defesa da soberania da Amazônia.
Outro objetivo é o de garantir e impulsionar o desenvolvimento econômico, social e político do Norte do País. A primeira vez que foi proposta a criação do estado Tapajós foi em 1853.
Os integrantes da comissão pediram que o presidente leve essa pauta para a reunião de líderes, para apressar a votação em plenário.
Portal na hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário