sexta-feira, 11 de março de 2011

Com excesso de chuvas, MS já perdeu cerca de 30% da safra de soja


Levantamentos feitos por associações de produtores, prefeituras e pelo governo de Mato Grosso do Sul indicam que as perdas na safra de soja já chegaram a 1,5 milhão de toneladas, dos cerca de 5,4 milhões previstos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2010/2011. Segundo o assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Famasul), Lucas Galvan, em alguns municípios a perda é bem maior.
'Em São Gabriel do Oeste, grande município produtor, o laudo feito pela prefeitura e pela agência rural calculou perda de 60% na colheita de soja. Em outros municípios já foram registrados até 50%', afirmou Galvan.
O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, disse que 15 municípios já estão em estado de emergência e outros aguardam o laudo técnico. Com a visita hoje (11) ao estado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, Puccinelli disse esperar que a situação das demais cidades seja avaliada e que as vias de escoamento da produção tenham planejamento próprio.
'Esperamos fazer um programa de recuperação das estradas de produção, já que mais de 1 milhão de toneladas de soja estão sendo perdidas daquela que seria a safra recorde de Mato Grosso do Sul. No começo da colheita houve mais de dez dias de chuva ininterruptos, então a soja começou a apodrecer ainda no campo', disse o governador.
A produção de soja no estado, que seria recorde, deve regredir com os danos causados pelo excesso de chuvas a patamares de quatro safras passadas. Galvan, da Famasul, disse que os prejuízos em Mato Grosso do Sul reforçam a necessidade de implantação de seguros agrícolas mais efetivos e acessíveis aos produtores rurais. Antes do período de chuvas, apenas 30% da colheita tinham sido concluídos. 

Orm

Nenhum comentário:

Postar um comentário