O superintendente do Sistema Penal do estado, Major Francisco Bernardes, visitou os municípios de Mocajuba e Cametá para ver de perto os problemas que afetam as casas penais destas duas localidades. As visitas fazem parte do plano estratégico de acompanhamento in loco das demandas do sistema penitenciário paraense.
Em Cametá, a Susipe trabalha em parceria com a Prefeitura, que está reformando o Centro de Recuperação Regional do município (CRCRAM). O Major Bernardes acompanhou de perto as obras. “Estão construindo um muro para separar a delegacia da casa penal e há planos para construção de um refeitório e alojamento para os internos do semiaberto”. Dos 21 presos do regime semiaberto, 16 estão trabalhando em órgãos públicos da cidade, o que o superintendente classifica como “um avanço na ressocialização desses internos”.
Ainda em Cametá, o titular da Susipe participou de um encontro com o vice-prefeito Benedito Pompeu, que teve como tema a construção de uma nova unidade prisional no município, em um terreno que será doado pela Prefeitura. Segundo o Major Bernardes, a entrega do novo espaço está prevista para 2012.
Em Mocajuba, o superintendente esteve reunido com representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria para discutir as principais demandas do Centro de Recuperação Regional da cidade (CRMOC), entre elas questões relacionadas ao deslocamento para audiência e alimentação que, segundo Bernardes serão tratadas em caráter prioritário. As visitas a casas penais do estado prosseguem até o final deste semestre, até que todas as unidades prisionais do Pará tenham sido percorridas. Os próximos destinos serão os municípios de Tomé-Açu e Itaituba.
Orm

Nenhum comentário:
Postar um comentário