Governo do Estado garante apoio às vítimas de desabamento em Mirirituba
A 4ª Regional da Defesa Civil Estadual, em conjunto com a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Itaituba, concluiu o parecer técnico sobre o acidente ocorrido no bairro do Buritizal, distrito de Mirirituba, localizado às margens do rio Tapajós, oeste do Pará, onde um deslizamento de terra causou a morte de 4 pessoas e deixou mais 9 moradores feridos na última segunda-feira, 16.
A equipe de técnicos da Defesa Civil fez uma vistoria completa na área, nos dias 17 e 18 de maio, para ter a dimensão exata do desastre e avaliar a situação de emergência decretada no município. O parecer baseia-se no Manual de Desastres Naturais do Sistema Nacional de Defesa Civil (Ministério da Integração Nacional).
Durante a fiscalização no local, a Defesa Civil constatou que as chuvas intensas e concentradas foram o principal fator responsável pelo deslizamento das encostas no morro do Buritizal, onde viviam 145 famílias. Seis casas foram completamente destruídas e três sofreram danos parciais. De acordo com a Defesa Civil, a área é inadequada para habitação. A água utilizada pelos moradores, despejada diretamente no solo, a retirada da vegetação na parte superior do morro e as trilhas feitas nas encostas provocaram o processo erosivo do solo.
Em conseqüência do deslizamento, 18 famílias estão desalojadas e 17 encontram-se abrigadas na Escola Municipal de Integração Nacional, do MEC, no Distrito de Miritituba. Entre as ações emergenciais de atendimento às vítimas que perderam ou tiveram que deixar suas casas, está a distribuição, pela Defesa Civil Estadual e pela Prefeitura de Itaituba, de 400 colchões, 400 cestas básicas, 100 kits de ajuda humanitária, 1.500 mosquiteiros, 500 redes e 20 kits de medicamentos.
Portal na hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário