terça-feira, 17 de maio de 2011

Prefeitura de Itaituba decreta situação de calamidade pública em Miritituba


A Prefeitura de Itaituba decretou situação de calamidade no Distrito de Miritituba, na manhã de segunda-feira, 16, em virtude do acidente ocasionado pelas intensas chuvas, iniciadas por volta 03h, que causaram deslizamento de encostas, com soterramento de residências e pessoas, além de danos ao patrimônio público e prejuízos a particulares.
A Defesa Civil de Itaituba já tem o nome das vítimas que sobreviveram ao soterramento ocorrido ontem (16), devido as chuvas, no distrito de Miritituba.
São elas: Felimar Silva Lima, 24 anos; Cícero de Souza, 84 anos; Gustavo, 1 ano e 3 meses; Demétrio da Cruz Silva, 14 anos; Herculano Silva, 59 anos; Claudionor Rosa dos Santos, 31 anos; Júlia Alexandrina da Costa, 50 anos; Jean de Sousa Costa, 37 anos, e Ana Maria da Silva, 38 anos.
As mortes já confirmados são de Cícero Gomes Ferreira, 77 anos; Francinaldo Rosa dos Santos, 34 anos, Franciele Souza Lopes, 13 anos e Leandro Sousa, 20 anos de idade.
Além de técnicos da Defesa Civil, a ação de resgate contou com apoio do Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar, o 53° Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), IBAMA, Polícia Rodoviária Federal, Coordenadoria Municipal de Trânsito (COMTRI), Secretaria Municipal de Infra-Estrutura (SEMINFRA), Enfermeiros e equipe do SAMU, além e moradores da localidade, entre outros.
O prefeito de Itaituba, Valmir Climaco, garantiu que foram providenciadas botas, materiais para escavamento, alimentação e água tanto para os voluntários na ação quanto para os moradores do Distrito. Os trabalhos de busca foram finalizados por volta de 15h, e cerca de 100 homens que auxiliaram as buscas dos corpos das vítimas soterradas foram liberados.
Após o encerramento das buscas, a Defesa Civil, uma equipe do Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil iniciaram os trabalhos de remoção das famílias que ainda correm risco, além de efetuar o cadastramento dos moradores para que sejam levados para as áreas de habitação com mais segurança.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil de Itaituba, Pedro Dias Pinto, ainda na tarde de segunda-feira, foi realizado a avaliação oficial do ocorrido, com o objetivo de que sejam tomadas as providências cabíveis no que diz respeito ao Distrito de Miritituba, no Estado do Pará.
ATENDIMENTO ÀS VITIMAS – Na manhã de segunda-feira, 10 pessoas foram encaminhadas para Santarém, entre elas, um jovem que sofreu diversas escoriações pelo corpo. Ele foi conduzido por volta das 14h para o para o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), apresentando grave estado de saúde. Já outras 06 pessoas permaneceram no Hospital Municipal, em Itaituba.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, mais de 150 famílias serão retiradas do local para serem alojadas em dois prédios: Uma parte na Escola Integração Nacional, no distrito de Miritituba, e outros moradores no Ginásio Poliesportivo de Itaituba.
A Prefeitura de Itaituba afirmou que deverá adquirir um terreno em Miritituba, para construir novas casas, com o intuito de remanejar as famílias que perderam suas residências, assim como para as que terão que deixar suas moradias, por se localizarem em áreas de risco de novos desabamentos. O IBAMA adiantou que vai ceder parte de madeira apreendida, para ser usada na construção das novas casas.

Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário