A implantação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do governo federal, vai possibilitar a expansão do Navegapará, que oferece internet banda larga de graça para diversos pontos espalhados no Estado. O fortalecimento da iniciativa estadual é um dos objetivos do termo de cooperação para a implantação do PNBL assinado na última segunda-feira (2), em Brasília, entre Telebrás, Governo do Estado e Federação das Associações dos Municípios do Pará (Famep).
O PNBL vai ampliar a cobertura da banda larga em todo o Estado, democratizado o acesso à rede para toda a população, a preços mais acessíveis que os oferecidos pelas empresas provedoras de internet. A implantação do programa será possível graças à infraestrutura montada para o Navegapará, em plena operação.
A parceria prevê a criação de um consórcio público com a participação dos 143 municípios paraenses. As ações serão desenvolvidas em conjunto entre o governo do Estado, Telebrás e uma operadora a ser definida. A parceria resultará no oferecimento de serviços como telemedicina, telecursos, telefonia fixa IP, internet banda larga e vigilância eletrônica nas cidades e instituições, entre outros.
A Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) garante esses serviços, de maneira gratuita, por meio do Navegapará, em infocentros, escolas públicas e locais de grande concentração de pessoas. Pelo programa do governo federal, a internet será paga, mas a preço acessível e em boa velocidade em casas e empresas, através de pequenos provedores nos municípios que contratarão os serviços.
Portal na Hora

Nenhum comentário:
Postar um comentário