segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dengue provoca dezenas de mortes e já deixa milhares doentes no Brasil

Não é só a violência que faz vítimas. No Rio de Janeiro, 24 pessoas morreram este ano por causa da dengue. Focos do mosquito se espalham Brasil afora. Do Paraná ao Amazonas, são dezenas de mortos e milhares de doentes. Na região norte, o quadro mais grave é registrado no Amazonas, são 36 mil casos notificados e dez mortos.
Londrina vive uma epidemia da doença e a situação é preocupante em outros municípios do Paraná. Dez pessoas morreram este ano no estado por causa da dengue. Foram confirmados até agora quase 5,7 mil casos. Há outros 27,9 mil pacientes suspeitos. No Ceará, a situação é de alerta em 80% do estado.
Ao todo, quatro estados brasileiros já registrara epidemia da doença em algum município, em 2011. Historicamente as epidemias costumam começar no Rio e depois se espalham pelo país. Há explicações para isso: as altas temperaturas favorecem a reprodução do mosquito. Há muita circulação de visitantes, turistas e também é grande a concentração de moradores em determinados locais, como nas favelas, o que dificulta a eliminação dos criadouros do Aedes Egypit.
As autoridades de saúde já afirmaram que o número de casos no Rio deve continuar aumentando por pelo menos mais três semanas. 'Os meses de janeiro e fevereiro foram meses atípicos, no sentido de quantidade de chuva, durante o mês e pode ter favorecido o retardo do pico da população de mosquitos na cidade do Rio de Janeiro', explica Ricardo Lourenço, da Fiocruz.

Orm

Nenhum comentário:

Postar um comentário