A primeira reunião para discutir a criação do Instituto Agronômico do Pará (Iapa) foi realizada nesta quarta-feira (06), no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri). O Instituto - projeto reivindicado por mais de três décadas pelos profissionais da área agronômica -, terá como objetivo elaborar novas tecnologias para o desenvolvimento do setor agropecuário do Estado.
A ideia inicial do Iapa foi da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Pará (Aeapa), que logo ganhou a adesão dos demais órgãos de pesquisa e desenvolvimento do setor. Mais de 30 entidades reforçaram a consolidação da proposta do Instituto Agronômico do Pará. Na reunião foi criado o comitê que dará continuidade ao processo de criação do Iapa, coordenado por Altevir Lopes, da Fundação Nacional de Agricultura (Funagri).
Os pesquisadores Nilceu Nazareno e Gonçalo Farias vieram de Curitiba (PR) apresentar a experiência de criação do Instituto Agronômico do Paraná. "O Iapar é um dos responsáveis pelo Paraná ser hoje o maior produtor agrícola do país, atuando há 39 anos na geração de tecnologia e na articulação das redes de trabalho dos órgãos de pesquisa Eo estado", informou Gonçalo Farias.
AP
Nenhum comentário:
Postar um comentário