A Lei nº 6.635, sancionada no dia 29 de março de 2004 pelo então governador Simão Jatene, criou um serviço de atendimento gratuito aos idosos, o 'Disque Idoso', que, segundo a lei, teria central para catalogar as denúncias de maus tratos ou pedido de socorro para idosos no Pará.
Sete anos após a sanção da lei, o 'Disque Idoso' não funciona. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), responsável pelo serviço, informa que o Disque Idoso começará a funcionar em maio deste ano, caso o governo federal não implante serviço semelhante, informou a secretária adjunta da Sedes, Meive Piacesi.
'O serviço não entrou em funcionamento nesta gestão porque o valor do orçamento das empresas de call center é o dobro do que estava previsto', disse Meive. Segundo ela, o Governo Federal discute a possibilidade de implantar um serviço de atendimento nacional. 'Vou participar de uma reunião esta semana em Brasília e se o Governo Federal não implantar o serviço, a nossa previsão é que o Disque Idoso comece a funcionar em maio', garantiu.
A coordenadora do Fórum Metropolitano da Pessoa Idosa, Terezinha Torres, diz que o serviço é uma reivindicação antiga dos idosos. 'É uma das nossas principais bandeiras de luta desde 2003. Já realizamos abaixo-assinados, palestras e audiências. E temos dúvidas se o Disque Denúncia vai realmente acontecer', reclamou.
Dol
Nenhum comentário:
Postar um comentário