BR 163 a pouco tempo. |
Dezembro de 2011. Esta é a previsão do Governo Federal para que seja concluída a pavimentação da BR-163 entre Mato Grosso e Pará, uma luta de décadas das lideranças dos 2 Estados para agilizar escoamento da produção agrícola, madeireira e de outros produtos reduzindo consideravelmente custos de fretes e reduzindo tempo de transporte. As obras - inclusas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - ocorrem em um trecho de 1.055 quilômetros e contam com investimentos na ordem de R$ 1,4 bilhão. Quando estiver totalmente asfaltada, a rodovia facilitará o escoamento da produção agrícola da região (principalmente da soja), atualmente estimada em quase 30 mil de toneladas por ano, além de proporcionar o crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida dos mais de um milhão de habitantes que vivem na área de influência da estrada.
A maior extensão localiza-se no Estado do Pará onde empreiteiras foram contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Militares do Exército também trabalham. Em Mato Grosso, o executor é o 9º Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro. A área de abrangência compreende aproximadamente 50 quilômetros entre Guarantã do Norte (região Norte do Estado) até a divisa com a unidade federada vizinha. Atualmente, os serviços como terraplenagem e pavimentação foram paralisados devido ao período chuvoso (que geralmente ocorre até abril).
Contudo, alguns procedimentos continuam sendo efetuados, a exemplo das detonações de material rochoso, implementação de bueiros e galerias e meio-fios, além dos programas socioambientais. A previsão é que ainda este mês os trabalhos de inserção da camada asfáltica no trecho sejam retomados. Até o momento, apenas no trecho de Mato Grosso, a pavimentação da BR-163 atingiu 50% do projeto. Ou seja, já são 25 quilômetros asfaltados pelo 9º BEC.
Dos mais de R$ 1 bilhão destinados pela União para obras na rodovia, R$ 49 milhões estão sendo aplicados apenas em Guarantã do Norte. De acordo com o DNIT, apenas na travessia urbana de Novo Progresso, no Pará, o investimento é de R$ 16 milhões. O empreendimento todo foi dividido em 11 lotes e cujo projeto contempla, além da pavimentação, a construção de 74 pontes de concreto ao longo dos mais de mil quilômetros.
Já para os chamados programas ambientais - que totalizam 21 -, o Governo Federal, por meio do DNIT, está investindo R$ 70 milhões em ações que compreendem, por exemplo, controle do entorno da rodovia, compensação, bem como outras. Elas são executadas ao longo da BR-163 ou estão em fase de implantação pelo DNIT ambiental com os parceiros institucional.
Dol
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