O Pará fechou o primeiro trimestre em crescimento, com a maior geração de empregos no setor agropecuário da região Norte. A constatação é do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA). De janeiro a março, foram criados 533 postos de trabalho. Um número superior ao de 2010, quando foram criados 523 empregos no mesmo período.
Mesmo com o saldo positivo do trimestre, o mês de março fechou em queda na criação de novas vagas para o setor. Segundo a pesquisa, em todo o Pará foram feitas 2.488 admissões contra 2.729 desligamentos, gerando um saldo negativo de 241 postos de trabalho - mesma situação encontrada na maioria dos estados da Região Norte.
Após o Pará, quem segue no ranking negativo é o Tocantins, com 207 postos de trabalho fechados, seguido do Acre, com saldo negativo de 62 postos, de Rondônia, com 21 postos fechados, e do Amapá, com saldo negativo de 11 postos de trabalho.
Na outra ponta, os estados que apresentaram saldos positivo de empregos formais foram Roraima (com a geração de 24 postos de trabalho) e o Amazonas (com duas novas vagas criadas no setor agropecuário).
Ainda segundo o Dieese/PA, nos últimos 12 meses foram feitas na Região Norte 48.743 admissões contra 48.139 desligamentos, gerando um saldo positivo de 604 postos de trabalho e um crescimento de 0,81% no emprego formal.Orm
Nenhum comentário:
Postar um comentário