As causas do incêndio no depósito de madeira da Associação dos Servidores do Ibama (Assibama) está sendo investigado por peritos da Polícia Federal.
A estimativa é que tenham sido destruídas pelo fogo 3 mil toras de madeira que foram apreendidas em 2009 em operações do Ibama contra o desmatamento ilegal da Amazônia.
O incêndio que iniciou na tarde do domingo (18) só foi controlado no final da tarde de ontem (19). De acordo com Lenilson Gomes Costa, um dos responsáveis pelo escritório da instituição, o Corpo de Bombeiros não conseguiu conter as labaredas, que chegaram a alcançar cinco metros de altura.
Segundo o gerente do Ibama, Hugo Américo, a Polícia Federal já está coletando depoimento dos servidores do órgão. “Vamos fazer um laudo pra tentar identificar as causas que nós já sabemos que não são naturais, por conta da questão do tempo, como estava o clima, não tem condições de ter sido espontâneo.”
De acordo com a gerente regional da SEMA, Zuleide Silva, a secretaria possuía 1.900m³ equivalente a 635 toras armazenadas no terreno. “Foi fruto de uma doação do Ibama a Secretaria Estadual de Meio Ambiente em 2009. Pra que fosse dada uma destinação aquela madeira nós precisaríamos fazer o levantamento volumétrico da quantidade que tinha lá.”
No tapajós
Nenhum comentário:
Postar um comentário