segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Giro pelo mundo do Futebol...

Rodada vê Corinthians e Vasco 'armarem final' para domingo
A 26ª rodada do Brasileirão preparou o terreno para que no próximo domingo aconteça uma das muitas "finais" que o formato de pontos corridos proporciona. Isso porque Vasco e Corinthians venceram suas partidas e, com o empate entre Botafogo e São Paulo, no Engenhão, farão um duelo de líder e vice-lider daqui uma semana, em São Januário.
O time cruz-maltino, em outra atuação exuberante do meia Diego Souza, que fez três gols, superou o Cruzeiro por 3 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e manteve a ponta da competição. Os mineiros, por sua vez, flertam cada vez de forma mais forte com a zona do rebaixamento. Já no Pacaembu, o Corinthians derrotou o Bahia por 1 a 0, com gol de Emerson Sheik, e tirou proveito da igualdade de 2 a 2 entre Bota e Tricolor para assumir o segundo lugar, a dois pontos do Vasco. No jogo do Engenhão, o Botafogo chegou a abrir 2 a 0 e parecia que conseguiria uma vitória tranquila, porém, no segundo tempo, o São Paulo reagiu e chegou ao empate. 
O Fluminense foi outra equipe que se deu bem na rodada. No sábado, com um gol de pênalti assinalado por Fred nos acréscimos, o time empatou por 1 a 1 com o Atlético-PR e se manteve na zona de classificação para a Copa Libertadores (é o quinto colocado). O Furacão, por sua vez, permanece agonizando na área da degola. O Tricolor tem a companhia na tabela do rival Flamengo, que venceu o lanterna América-MG por 2 a 1, no Engenhão, e encerrou um jejum de dez jogos sem triunfo. Os mineiros continuam na última colocação, com parcos 19 pontos.
O Santos, que vinha de oito jogos de invencibilidade, não aproveitou a oportunidade de atuar na Vila Belmiro para aproximar-se ainda mais dos líderes. A equipe de Muricy Ramalho foi surpreendida pelo Figueirense e, sem Neymar, que cumpriu suspensão, foi derrotada por 3 a 2 pelo Figueirense. Os catarinenses, assim, ultrapassaram os santistas na classificação. 
Outra equipe paulista também deu mole na rodada. Foi o Palmeiras, que, quando tinha dois jogadores a mais em campo, permitiu que o Atlético-GO chegasse ao empate no Serra Dourada. O resultado de 1 a 1 impediu que o time de Felipão se aproximasse dos primeiros colocados. Melhor para o Internacional, que venceu o Atlético-MG por 2 a 1, no Beira-Rio, e passou o Verdão na tabela. Resultado amargo para o Galo, que agora está a quatro pontos do primeiro time fora da zona de descenso -justamente seu rival Cruzeiro.  Isso porque o Ceará passou pelo Coritiba por 3 a 2 e abriu vantagem da área menos desejada da classificação.  O destaque da partida foi o atacante Roger, que fez dois gols, sendo um deles de bicicleta. 
O Grêmio segue em franca reação no Brasileiro. A equipe gaúcha venceu o Avaí por 2 a 1, na Ressacada, e afundou ainda mais o adversário, penúltimo colocado.

Ricardo Teixeira será investigado pela PF

Um ofício que o procurador da República Marcelo Freire remeterá nesta segunda-feira à Superintendência da Polícia Federal no Rio (SR-RJ/DPF) determinará a abertura de novo inquérito contra o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, (CBF), Ricardo Teixeira. Investigará se o dinheiro que o jornalista Andrew Jennings, da BBC de Londres, denunciou que ele teria recebido foi remetido ilegalmente para o Brasil.
Com isto, Teixeira voltará ao prédio da SR-RJ/DPF para ser ouvido. Esteve lá na noite de 5 de maio, em situação bastante diversa. Foi recebido com regalias ao prestigiar a posse do superintendente, o delegado Valmir Lemos de Oliveira. Aguardou a cerimônia no gabinete, junto a autoridades como a presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), Maria Helena Cisne. Caberá a Oliveira instaurar a investigação contra aquele que foilhe dar as boas vindas no cargo.
Não é a primeira vez que o procurador manda investigar Teixeira. Em 2006, a partir do relatório da CPI do Futebol no Senado, fez 11 pedidos. O delegado especialmente designado para o caso propôs o arquivamento de todos. Apenas quatro voltaram a Freire na redistribuição dos feitos e nos quatro ele denunciou o presidente da CBF. Três denúncias viraram processos, que o TRF-2 trancou..
Na ação nº. 2003.51.01.515982-5, da 6ª Vara Criminal, ele foi acusado de crimes tributário, contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. Tratava das remessas de dólares da empresa Sanud Etablissement, no paraíso fiscal de Liechtenstein, para a brasileira RLJ Participações, cujo sócio principal é o presidente da CBF. Por conta dela é que caiu com Freire a representação de Marcos Pereira, presidente do PRB, ao Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, pedindo investigações das denúnciasde Jennings.

Após tragédia de 2005, Belém foca segurança para treino aberto da seleção

De volta a Belém depois de seis anos, a seleção brasileira realiza às 18h desta segunda-feira um treino aberto no estádio do Mangueirão, na preparação para o amistoso contra a Argentina na quarta. Para a organização local do jogo, trata-se de um grande desafio para que não se repitam os incidentes acontecidos em 2005 em circunstâncias semelhantes.
Em outubro daquele ano, na véspera do confronto da seleção com a Venezuela na última rodada das eliminatórias da Copa da Alemanha, uma menina de apenas dez anos morreu durante confusão do lado de fora do Mangueirão, ao ser atropelada e sofrer traumatismo craniano. Cerca de cem pessoas ficaram feridas naquela tarde, sendo que quarenta delas foram encaminhadas a hospitais de Belém.
“Vai ter esquema especial de segurança este ano, com certeza”, disse Paulo Romano, diretor da Federação Paraense de Futebol, em contato com a reportagem do UOL Esporte.
Há seis anos, estima-se que 65 mil pessoas estiveram no treino para ver a então seleção de Ronaldo, Adriano e Roberto Carlos treinar. Nesta segunda, no entanto, o acesso deve ser controlado, para bem menos fãs, que entrarão no estádio mediante entrega de um quilo de alimento não perecível, para fins beneficentes.

Uol e Lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário