sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Comunicado aos Leitores
A partir de hoje o blog não sera mais atualizado, todas as noticias e promoções poderão ser acompanhadas pelo site da rádio www.transamazonicafm.com você poderá ouvir a rádio on-line, participar de promoções, bate papo e muito mais, não perca tempo acesse www.transamazonicafm.com.
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Idosos festejam seu dia em meio ao desrespeito
Estabelecido em 1999, pela Comissão de Educação do Senado Federal, o Dia Nacional do Idoso, que acontece hoje, deve servir como momento de reflexão sobre a situação dessas pessoas, seus direitos e dificuldades, como a a necessidade de criar políticas públicas para que os idosos estejam livres de humilhações, como o que a aposentada Bárbara Silva Santos enfrentou ontem.
Com 88 anos, nove filhos, uma quantidade de netos que ela não sabe informar, um bisneto e quatro tataranetos, Bárbara usa, quase que diariamente, o transporte público para poder se locomover. 'Quando eu vou subir no ônibus, eles (motoristas) arrancam. Muito desrespeito', lamenta.
O LIBERAL flagrou a situação relatada pela idosa quando ela parou a entrevista para entrar no coletivo. No momento em que dona Bárbara se aproximou da porta, o motorista acelerou. O veículo parou novamente um pouco mais adiante, fora da parada localizada ao lado do Terminal Rodoviário de Belém, para pegar uma moça. A senhora, então, correu novamente atrás do coletivo, gritando e batendo com o guarda-chuva no veículo para chamar a atenção do motorista, que ignorou o chamado e foi embora.
Orm
Greve....
Bancários cruzam os braços a partir de hoje, por tempo indeterminado
Os consumidores devem se preparar para enfrentar possíveis dores de cabeça a partir de hoje, caso precisem utilizar os serviços bancários. A categoria confirmou, ontem à noite, a decisão de entrar em greve geral por tempo indeterminado, dando prosseguimento à campanha de reajuste salarial deste ano. A paralisação começou a ser desenhada na sexta-feira, quando a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou uma contraproposta de correção de 8% nos vencimentos.
Como a disposição dos patrões está aquém dos 12,8% pleiteados pelos trabalhadores, o comando de greve, localizadoem São Paulo , orientou os sindicatos a deflagrarem a paralisação. No Distrito Federal, mais de 2 mil empregados de instituições financeiras, presentes em assembleia, resolveram cruzar os braços. A decisão deve ser seguida pelo restante da categoria, a exemplo do recém-criado sindicato que representa os funcionários no entorno, com sede em Luziânia.
Como a disposição dos patrões está aquém dos 12,8% pleiteados pelos trabalhadores, o comando de greve, localizado
O gerente-geral do sindicato dos bancários no Distrito Federal, Lindomendes José de Almeida, afirmou que a greve servirá para expor à população os problemas que a categoria enfrenta no exercício da profissão. “A sociedade tem que saber que os bancários trabalham sobre forte pressão, sendo obrigados a atingir metas desumanas, sofrendo todo tipo de assédio moral, além de lutar contra a precarização da carreira”, defendeu.
Governo tenta, pelo diálogo, evitar greve dos professores
Na manhã desta segunda-feira (26), o governo do Pará colocou uma equipe de secretários de Estado para dialogar com uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepp), a fim de evitar a paralisação das aulas e, consequentemente, que milhares de alunos da rede pública estadual de ensino fossem prejudicados. O esforço do governo, no entanto, não foi suficiente para que os 14 integrantes do sindicato levassem para os professores a proposta de não interromper o calendário letivo.
Os secretários Especial de Promoção Social, Nilson Pinto, de Estado de Educação, Cláudio Ribeiro, o adjunto de Gestão da Seduc, Waldecir Costa, e de Administração, Alice Viana receberam a comissão no Centro Integrado de Governo (CIG) e se colocaram à disposição para esclarecer todas as dúvidas acerca da implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos profissionais da educação básica e do pagamento de 30% do valor do Piso Nacional Docente.
Diante de vários profissionais da imprensa local que acompanharam a reunião, o governo reafirmou que já foram feitos todos os remanejamentos possíveis para ajustar os recursos do Estado à implantação do PCCR, visto que no orçamento previsto para este ano não havia recursos para o Plano. “No orçamento, que foi feito no ano anterior, não havia um centavo para pagar o Plano. Todos os remanejamentos foram feitos e antecipar o pagamento de 30% da diferença salarial é o nosso limite”, afirmou Alice Viana.
A comissão alegou que havia ocorrido redução salarial para alguns professores. Segundo Alice Viana, em um universo de mais de 20 mil servidores beneficiados pelo Plano, 600 pessoas tiveram uma redução, que variou de R$ 3,00 a R$ 70,00. “O governo reprocessou a folha de pagamento e transformou a redução em vantagem pessoal, e ninguém ficou prejudicado”, explicou.
Dol
Helicóptero do Ibama sofre acidente em Itaituba
O helicóptero Ibama-03 fez um pouso forçado às 15 horas desta segunda-feira (26/09) num terreno descampado próximo ao aeródromo de Itaituba, no oeste do Pará. O acidente ocorreu após uma pane no rotor de cauda, poucos minutos após a decolagem da aeronave.
Estavam a bordo no momento da queda, três tripulantes (piloto, copiloto e mecânico), nenhum passageiro e não houve feridos. Após o pouso, a aeronave sofreu danos graves e destruiu parcialmente em um imóvel próximo.
O helicóptero modelo Long Ranger BH06 apoiava uma ação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e deveria seguir para o Parque Nacional da Amazônia. O Ibama já comunicou o ocorrido ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, que investigará o incidente.
O Impacto
Giro pelo mundo do Futebol...
Pan: Ney chama 5 do Mundial Sub-20, incluindo o Bola de Ouro Henrique
O técnico Ney Franco anunciou na tarde desta segunda-feira a lista dos 18 jogadores que irão defender a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, entre 14 e 30 de outubro, no México. O atacante Henrique, do São Paulo, e grande nome do título do Mundial Sub-20 ao conquistar a Chuteira e a Bola de Ouro, lidera a convocação. Outros quatro campeões na Colômbia também foram chamados, entre eles o zagueiro e capitão Bruno Uvini, também do Tricolor Paulista - Cesar e Frauches, do Flamengo, e Romario, do Internacional, completam.
Confira a lista dos 18 convocados abaixo:
Goleiros: César (Flamengo) e Douglas Pires (Cruzeiro).
Zagueiros: Bruno Uvini (São Paulo), Frauches (Flamengo) e Romário (Internacional).
Laterais: Henrique Miranda (São Paulo) e Madson (Bahia).
Meio-campistas: Cidinho (Botafogo), Djair (Coritiba), Felipe Anderson (Santos), Lucas Patinho (Fluminense), Lucas Zen (Botafogo) e Misael (Grêmio).
Atacantes: Felipe Amorim (Goiás), Henrique (São Paulo), Leandro (Grêmio), Rafael (Bahia) e Sebá (Cruzeiro).
Sigilo bancário de Ricardo Teixeira pode ser quebrado
Os documentos levantados pelo Ministério Público da Suíça, na cidade de Zug, sobre os pagamentos que a empresa de marketing esportivo ISL teria feito, nos anos 90, os dirigentes da Fifa, entre eles o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, poderão ser requisitados pelo procurador da República, Marcelo Freire.
- Vou deixar a Polícia Federal trabalhar. De posse de mais informações, poderei pedir, com base no acordo de colaboração entre os dois países. Uma requisição destas tem que estar fundamentada, com informações que a investigação deve levantar - disse.
Na sua avaliação, com os dados que possui - de 2008, quando denunciou Teixeira por lavagem de dinheiro, e das reportagens recentes, encaminhadas à Procuradoria pelo presidente do PRB, Marcos Pereira - não há condições de apresentar uma denúncia judicial.
- Pode ser necessário até uma quebra de sigilo bancário - admite.
Seleção Argentina chega hoje, sem grandes estrelas
Depois da chegada da Seleção Brasileira ontem a Belém, hoje é a vez de receber os adversários na capital paraense. A Seleção Argentina tem previsão de chegada no Aeroporto Internacional de Belém, no bairro de Val-de-Cans, para as 12h30, horário local. Será a primeira vez, na história, que a seleção de futebol da Argentina desembarca por aqui.
Os “hermanos” vêm disputar o troféu Nicolas Léoz (presidente da Conmebol), na final do Superclássico das Américas, contra o Brasil. O jogo acontece amanhã, às 21h50, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. O primeiro jogo aconteceu há duas semanas, em Córdoba, na Argentina, e terminou 0 x 0. Logo após o desembarque, os argentinos irão para um Hotel Hilton, no centro da cidades.
Os argentinos, logo mais à noite, farão o reconhecimento do gramado a partir das 20h30, no Mangueirão. A delegação Argentina é composta por 23 jogadores e mais a comissão técnica. O futebol argentino passa por uma tentativa de reformulação após o fracasso da Copa do Mundo 2010, na África do Sul
O técnico Alejandro Sabella formou um time sem as grandes estrelas argentinas da atualidade, como Carlito Tevez e Lionel Messi, já que a convocação para a disputa do minitorneio é somente para jogadores que atuam em seus respectivos países.
Porém, a equipe que enfrentará o Brasil amanhã terá a presença de alguns argentinos que atuam no Brasil, como Pablo Guiñazú, Mario Bolatti, do Internacional de Porto Alegre, e Walter Montillo, do Cruzeiro. Montillo, por sinal, é um dos poucos nomes com destaque no time mineiro, por causa da fase ruim que o time atravessa no Brasileirão: em 65 jogos pelo Cruzeiro, Montillo marcou 28 gols.
Uol, Lancenet, G1
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Funcap pode beneficiar agricultores
A Câmara analisa o Projeto de Lei 1220/11, do Senado, que inclui os agricultores familiares atingidos por desastres naturais entre os beneficiados do Funcap (Fundo Especial para Calamidades Públicas). Esse fundo foi criado pela Lei 12.340/10 para custear ações de reconstrução em áreas atingidas por desastres em estados e municípios em situação de emergência ou de calamidade pública.
Segundo o projeto, o fundo vai contemplar as ações de reconstrução destinadas à recuperação dos solos e dos investimentos produtivos realizados em propriedades de agricultura familiar.
A autora da proposta – a ex-senadora e atual ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT-PR) – lembra que o deslizamento de encostas em áreas agrícolas leva, além do produto da agricultura familiar, toda a camada do solo que já estava preparada, fertilizada e semeada. Por meio dos recursos do fundo, os agricultores familiares poderão adquirir fertilizantes e sementes para as plantações devastadas em catástrofes. “A medida ajudará, em caráter emergencial, a recomposição da atividade econômica das famílias e do município atingido”, afirmou.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Uol
Alepa: Esquema desviou R$ 28 milhões
Até agora, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPE), Nelson Medrado, apurou R$ 28 milhões desviados através de licitações fraudulentas de obras Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
Os valores remetem somente a processos licitatórios de 2010, na gestão do deputado estadual Domingos Juvenil (PDMB), e de 2005 e 2006, da administração do ex-deputado estadual e atual senador Mário Couto (PSDB).
Alguns rastros já detectados mostram que o dinheiro estava sendo sugado por cerca de 40 empresas 'laranjas'.
Dentre os sinais, o Conselho Regional de Agricultura Engenharia (Crea) aponta que, ao longo de oito anos, somente nove obras foram registradas no órgão fiscalizador enquanto há, pelo menos, 560 licitações de obras, entre 2002 e 2010, no Poder Legislativo.
Medrado afirma que os dados foram solicitados e entregues pelo Crea há cerca de um mês para contribuir com as investigações sobre improbidade administrativa na Alepa.
Segundo o promotor, o Conselho fez somente nove Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) no Poder Legislativo paraense, sendo que desse pequeno número, ao longo de oito anos, entre 2002 e 2003, somente uma corresponde a uma obra de verdade. Seria a reforma do prédio 'Almir Gabriel', anexo da Assembleia, cujo serviço foi realizado em licitação na modalidade 'tomada de preço', no valor aproximado de R$ 1,4 milhão.
Dol
Regras de eleições valem para o plebiscito
Gestores públicos do Pará devem ficar atentos ao fato de que estamos em período eleitoral. Para a Justiça, o plebiscito equivale a uma eleição como outra qualquer, sujeita praticamente às mesmas normas.
No dia 12 de dezembro, os eleitores do Pará vão às urnas para dizer se aceitam a divisão do território para a criação dos Estados de Carajás e do Tapajós. Diferente do que ocorre em uma eleição regular, neste caso não temos candidatos. O que está em jogo são as propostas contra e a favor da divisão. Para quem administra o dinheiro público, contudo, os cuidados devem ser os mesmos tomados em qualquer período eleitoral. Embora neste caso o uso da máquina pública para fazer campanha não leve à perda de mandato, poderá resultar em multa e, o mais grave, inelegibilidade.
“Não pode haver de jeito nenhum a participação de servidores públicos, uso do carro da prefeitura, distribuição de cesta básica, realizações de festas”, enumera o promotor eleitoral Daniel Azeredo Avelino, que vai atuar na fiscalização do plebiscito.
Ele ressalta que, com a lei da Ficha Limpa, a prática de condutas vedadas durante período eleitoral se tornou razão para inelegibilidade. Ou seja, o condenado por essa conduta não poderá se candidatar a cargo eletivo, o que deve levar gestores públicos a redobrarem os cuidados. “O prefeito que for pego utilizando a máquina pública a favor de uma das teses pode ter problemas para concorrer nas eleições de 2012 e dos próximos anos”, alerta Avelino.
O Impacto
CNJ começa mutirão para julgar crimes fundiários no Pará
Conhecido por casos emblemáticos de disputa por terras, o Pará vai receber um mutirão judiciário para tentar reduzir o número de crimes ligados a questões fundiárias sem solução no estado. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) começaram ontem (25) uma força-tarefa para julgar casos de homicídios decorrentes de conflitos no campo.
De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), de 1985 a 2010 foram registradas 1.580 mortes de agricultores e lideranças camponesas no estado, todas ligadas a conflitos agrários. Desse total, somente 91 foram julgados.
Durante 15 dias, o mutirão vai mobilizar o Ministério Público, a Defensoria Pública, oficiais de Justiça, advogados e todas as partes envolvidas nos processos. A expectativa do CNJ é julgar pelo menos um processo por dia, dando prioridade a episódios emblemáticos.
O primeiro caso a ser julgado durante o mutirão será a chacina da Fazenda Ubá, ocorrida no sul do estado, em 1985. Por causa da disputa pela terra 17 trabalhadores foram assassinados e tiveram casas queimadas por pistoleiros. O caso chegou a ser levado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA).
Orm
Giro pelo mundo do Futebol...
Rodada vê Corinthians e Vasco 'armarem final' para domingo
A 26ª rodada do Brasileirão preparou o terreno para que no próximo domingo aconteça uma das muitas "finais" que o formato de pontos corridos proporciona. Isso porque Vasco e Corinthians venceram suas partidas e, com o empate entre Botafogo e São Paulo, no Engenhão, farão um duelo de líder e vice-lider daqui uma semana, em São Januário.
O time cruz-maltino, em outra atuação exuberante do meia Diego Souza, que fez três gols, superou o Cruzeiro por 3 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas , e manteve a ponta da competição. Os mineiros, por sua vez, flertam cada vez de forma mais forte com a zona do rebaixamento. Já no Pacaembu, o Corinthians derrotou o Bahia por 1 a 0, com gol de Emerson Sheik, e tirou proveito da igualdade de 2 a 2 entre Bota e Tricolor para assumir o segundo lugar, a dois pontos do Vasco. No jogo do Engenhão, o Botafogo chegou a abrir 2 a 0 e parecia que conseguiria uma vitória tranquila, porém, no segundo tempo, o São Paulo reagiu e chegou ao empate.
O Fluminense foi outra equipe que se deu bem na rodada. No sábado, com um gol de pênalti assinalado por Fred nos acréscimos, o time empatou por 1 a 1 com o Atlético-PR e se manteve na zona de classificação para a Copa Libertadores (é o quinto colocado). O Furacão, por sua vez, permanece agonizando na área da degola. O Tricolor tem a companhia na tabela do rival Flamengo, que venceu o lanterna América-MG por 2 a 1, no Engenhão, e encerrou um jejum de dez jogos sem triunfo. Os mineiros continuam na última colocação, com parcos 19 pontos.
O Santos, que vinha de oito jogos de invencibilidade, não aproveitou a oportunidade de atuar na Vila Belmiro para aproximar-se ainda mais dos líderes. A equipe de Muricy Ramalho foi surpreendida pelo Figueirense e, sem Neymar, que cumpriu suspensão, foi derrotada por 3 a 2 pelo Figueirense. Os catarinenses, assim, ultrapassaram os santistas na classificação.
Outra equipe paulista também deu mole na rodada. Foi o Palmeiras, que, quando tinha dois jogadores a mais em campo, permitiu que o Atlético-GO chegasse ao empate no Serra Dourada. O resultado de 1 a 1 impediu que o time de Felipão se aproximasse dos primeiros colocados. Melhor para o Internacional, que venceu o Atlético-MG por 2 a 1, no Beira-Rio, e passou o Verdão na tabela. Resultado amargo para o Galo, que agora está a quatro pontos do primeiro time fora da zona de descenso -justamente seu rival Cruzeiro. Isso porque o Ceará passou pelo Coritiba por 3 a 2 e abriu vantagem da área menos desejada da classificação. O destaque da partida foi o atacante Roger, que fez dois gols, sendo um deles de bicicleta.
O Grêmio segue em franca reação no Brasileiro. A equipe gaúcha venceu o Avaí por 2 a 1, na Ressacada, e afundou ainda mais o adversário, penúltimo colocado.
Ricardo Teixeira será investigado pela PF
Um ofício que o procurador da República Marcelo Freire remeterá nesta segunda-feira à Superintendência da Polícia Federal no Rio (SR-RJ/DPF) determinará a abertura de novo inquérito contra o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, (CBF), Ricardo Teixeira. Investigará se o dinheiro que o jornalista Andrew Jennings, da BBC de Londres, denunciou que ele teria recebido foi remetido ilegalmente para o Brasil.
Com isto, Teixeira voltará ao prédio da SR-RJ/DPF para ser ouvido. Esteve lá na noite de 5 de maio, em situação bastante diversa. Foi recebido com regalias ao prestigiar a posse do superintendente, o delegado Valmir Lemos de Oliveira. Aguardou a cerimônia no gabinete, junto a autoridades como a presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), Maria Helena Cisne. Caberá a Oliveira instaurar a investigação contra aquele que foilhe dar as boas vindas no cargo.
Não é a primeira vez que o procurador manda investigar Teixeira. Em 2006, a partir do relatório da CPI do Futebol no Senado, fez 11 pedidos. O delegado especialmente designado para o caso propôs o arquivamento de todos. Apenas quatro voltaram a Freire na redistribuição dos feitos e nos quatro ele denunciou o presidente da CBF. Três denúncias viraram processos, que o TRF-2 trancou..
Na ação nº. 2003.51.01.515982-5, da 6ª Vara Criminal, ele foi acusado de crimes tributário, contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. Tratava das remessas de dólares da empresa Sanud Etablissement, no paraíso fiscal de Liechtenstein, para a brasileira RLJ Participações, cujo sócio principal é o presidente da CBF. Por conta dela é que caiu com Freire a representação de Marcos Pereira, presidente do PRB, ao Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, pedindo investigações das denúnciasde Jennings.
Após tragédia de 2005, Belém foca segurança para treino aberto da seleção
De volta a Belém depois de seis anos, a seleção brasileira realiza às 18h desta segunda-feira um treino aberto no estádio do Mangueirão, na preparação para o amistoso contra a Argentina na quarta. Para a organização local do jogo, trata-se de um grande desafio para que não se repitam os incidentes acontecidos em 2005 em circunstâncias semelhantes.
Em outubro daquele ano, na véspera do confronto da seleção com a Venezuela na última rodada das eliminatórias da Copa da Alemanha, uma menina de apenas dez anos morreu durante confusão do lado de fora do Mangueirão, ao ser atropelada e sofrer traumatismo craniano. Cerca de cem pessoas ficaram feridas naquela tarde, sendo que quarenta delas foram encaminhadas a hospitais de Belém.
“Vai ter esquema especial de segurança este ano, com certeza”, disse Paulo Romano, diretor da Federação Paraense de Futebol, em contato com a reportagem do UOL Esporte.
Há seis anos, estima-se que 65 mil pessoas estiveram no treino para ver a então seleção de Ronaldo, Adriano e Roberto Carlos treinar. Nesta segunda, no entanto, o acesso deve ser controlado, para bem menos fãs, que entrarão no estádio mediante entrega de um quilo de alimento não perecível, para fins beneficentes.
Uol e Lancenet
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Governo do Pará assina os primeiros contratos de concessão florestal
O estado do Pará é um dos primeiros no país a assinar os contratos de concessão florestal. As três empresas vencedoras da licitação de 150,9 mil hectares de área de floresta nas glebas Mamuru-Arapiuns, na região do Baixo Amazonas, terão acesso à área mediante pagamento de royalties que será revertido em benefícios para toda a sociedade, mas principalmente para as comunidades situadas no entorno das áreas licitadas. O governador Simão Jatene assinou, nesta quinta-feira, 22, em solenidade no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém, o decreto que institui o grupo de trabalho para a elaboração da Política Estadual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar, dentre outras ações voltadas para a gestão ambiental e florestal.
Para Marcos Sato, da empresa Amazônia Florestal, uma três vencedoras da licitação, a concessão florestal representa a sustentabilidade do setor madeireiro florestal. “A continuidade do setor florestal é a concessão, ela foi a maneira mais inteligente que o governo encontrou para manter a floresta em pé, porque ele vai nos fiscalizar. É uma política clara e correta. Por outro lado, as concessionárias vão tomar conta das áreas do governo, que em alguns casos não está dando conta disso. Há invasão, grilagem de terra, mas quando entrarmos na floresta vamos inibir tudo isso. Isso representa o futuro do setor madeireiro”, analisou o empresário.
O diretor geral do Ideflor, José Alberto Colares, anunciou que novas concessões florestais serão feitas ainda este ano do Pará. “Estamos assinando os primeiros três contratos. É um ponto histórico, é a sinalização de um modelo de acessibilidade do setor madeireiro florestal a áreas públicas mediante concessão e mediante destinação dos benefícios dessa concessão às populações tradicionais, prefeituras, sociedade local e governo. Temos a previsão de mais 108 mil hectares nas glebas Mamuru-Arapiuns e até novembro faremos o edital na flota Paru, em Almeirim e Monte Alegre”, comentou Colares, referindo-se à Floresta Estadual do Paru.
Além das concessões, a gestão florestal do estado será ampliada com o decreto assinado pelo governador Simão Jatene, na cerimônia de hoje, criando o grupo de trabalho para a elaboração da Política Estadual de Manejo Florestal Comunitário e Familiar. “Hoje nós estamos assegurando uma política de fomento, de assistência técnica, um regime fiscal diferenciado, uma política de agregação de valor, de comercialização competitiva para as populações tradicionais, como os quilombolas, ribeirinhos e todos que vivem entorno dos rios. Vamos estabelecer regras e critérios técnicos da relação entre empresas e comunidades. Sem isso não poderemos pensar na sustentabilidade dessas populações”, pontuou o diretor.
AP
TSE testa urnas eletrônicas para o plebiscito no Estado
Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão desde o dia 19 em Belém testando o sistema operacional das urnas que serão utilizadas no plebiscito sobre a divisão do Pará, que vai ocorrer a 11 de dezembro. Ao todo, serão utilizadas 15 mil urnas eletrônicas e 277 pontos de transmissão de dados via satélite. A meta da Justiça Eleitoral é de que a apuração seja concluída até a meia noite.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marco Antonio Fagundes de Moraes, o teste de campo, como é chamado este tipo de treinamento, tem por objetivo simular como o sistema vai se comportar no dia do pleito, desde a etapa de geração das mídias, passando pela preparação das urnas, a transmissão dos dados, totalização e a divulgação do resultado. Para este teste foram utilizadas 16 urnas da capital para efeito de amostragem.
'Na prática estamos vendo como o sistema se comporta. Este teste de campo é importante para que possamos identificar possíveis erros que possam vir a ser apresentados, coletar informações, enfim, saber como o sistema vai suportar a quantidade de dados transmitidos', afirmou.
AE
Decreto do governo veta o nepotismo
O Ministério Público Estadual decidiu fechar o cerco ao nepotismo no Executivo paraense e à acumulação irregular de cargos no governo e na Assembleia Legislativa. O promotor Firmino Araújo de Matos enviou ao governador do Estado, Simão Jatene, e ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Manoel Pioneiro, documento em que pede providências para evitar os dois crimes.
A medida foi tomada após denúncia anônima. A promotoria de Direitos Constitucionais já instaurou inquérito para apurar as denúncias de acumulação ilícita de cargos nos dois poderes. Segundo a denúncia, uma servidora efetiva da AL estaria acumulando cargo temporário na administração direta do Executivo.
O promotor deu prazo de dez dias para que AL e governo identifiquem os casos. Ele pede que os servidores sejam responsabilizados, caso seja comprovada má-fé.
No caso do nepotismo, o alvo é o Executivo. Em ofício enviado ao governo, o promotor alerta que o desrespeito à Súmula Vinculante de número 13 (em que o Supremo proíbe a prática de nepotismo) poderá evidenciar “ato atentatório aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da eficiência, sujeitando o subscritor da nomeação a responder, judicialmente, pela prática de ato de improbidade administrativa”.
Dol
Bancários aprovam greve nacional
Em assembleias realizadas hoje, bancários de várias cidades e Estados do País rejeitaram a proposta de reajuste salarial de 7 8% da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e aprovaram a realização de uma greve nacional por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (27).
Funcionários ligados aos sindicatos dos bancários de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre Ceará, Alagoas, Rondônia, Acre, Campinas, Juiz de Fora, Dourados e Campina Grande, entre outros, aprovaram a greve, segundo levantamento feito até as 20h50 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% (inflação do período mais aumento real de 5 pontos porcentuais), maior participação nos lucros, valorização do piso, fim da rotatividade e mais contratações, além de outros pedidos.
Uma nova rodada de negociação com a Fenaban ocorrerá amanhã, às 14h, em São Paulo. Na próxima segunda-feira (26), novas assembleias serão realizadas pelos sindicatos em todo país para avaliar o resultado da nova rodada e organizar a greve.
Orm
Giro pelo mundo do Futebol...
26ª rodada do Brasileirão serie A
Dia/Hora | Jogo | Estádio | Local | ||||
24/09 - 18h | | x | | Arena da Baixada | Curitiba | ||
24/09 - 18h | | x | | Vila Belmiro | Santos | ||
24/09 - 18h | | x | | Engenhão | Rio de Janeiro | ||
25/09 - 16h | | x | | Pacaembu | São Paulo | ||
25/09 - 16h | | x | | Engenhão | Rio de Janeiro | ||
25/09 - 16h | | x | | Beira-Rio | Porto Alegre | ||
25/09 - 16h | | x | | Arena do Jacaré | Sete Lagoas | ||
25/09 - 16h | | x | | Ressacada | Florianópolis | ||
25/09 - 18h | | x | | Serra Dourada | Goiânia | ||
25/09 - 18h | | x | | PV | Fortaleza |
Definidas datas dos jogos de ida das oitavas de final da Sul-americana
Adversários, datas e horários definidos para os primeiros jogos das oitavas de final da Sul-Americana. De acordo com o site da Conmebol, o Botafogo será o primeiro brasileiro a entrar em campo. A partida contra o Independiente Santa Fé (COL) será no próximo dia 29, às 21h30m, no Rio de Janeiro.
No dia 5 de outubro, Vasco e Flamengo jogam. O Cruz-Maltino, único a iniciar a disputa fora de casa, enfrentará o Aurora (BOL), às 19h15m. Já o Rubro-Negro jogará com o Universidad de Chile, às 21h50m, em casa.
E o São Paulo receberá o Libertad (PAR) no dia 19 de outubro, às 21h50m.
Confrontos dos brasileiros nas oitavas de final da Sul-americana | |
29 de setembro, 21h30m | Botafogo x Independiente Santa Fé (COL) |
5 de outubro, 19h15m | Aurora (BOL) x Vasco |
5 de outubro, 21h50m | Flamengo x Universidad de Chile |
19 de outubro, 21h50m | São Paulo x Libertad (PAR) |
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Agropecuária é destaque na geração de empregos no Pará
Com um território tão extenso, não é estranho que o Pará seja destaque no número de contratações realizadas no setor agropecuário, durante os meses de janeiro e agosto de 2011. O Estado foi responsável por 55% das contratações no Norte, representando um crescimento de 5,81%.
As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (22) pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio econômicos) e destaca o Pará como o primeiro no ranking de conservação de empregos no setor agropecuário. No período analisado, foram feitas 24.105 admissões contra 21.242 desligamentos, gerando um saldo positivo de 2.863 postos de trabalho.
Seguindo o ranking de crescimento, o Estado do Amazonas ficou com o segundo lugar, obtendo 912 postos de trabalho gerados. Em seguida está Rondônia, que preservou 534 empregos formais. Na quarta colocação está o Estado de Tocantins, que registrou a conservação de 298 trabalhadores.
Continuando, na quinta posição está o Acre, com saldo positivo de 244 postos de trabalho. Logo depois vem o Estado do Amapá, com a preservação de 174 empregos formais. Por último está Roraima, com saldo positivo de 136 trabalhadores.
No geral, a região Norte gerou, durante os meses de janeiro e agosto, 41.635 admissões, contra 36.474 desligamentos, obtendo saldo positivo de 5.161 postos de trabalho, o que representa um crescimento de 6,19% na geração de empregos formais.
Dol
Estado pede autorização da AL para empréstimo
O Pará continua no penúltimo degrau do ranking brasileiro de abastecimento de água e de saneamento, através de rede de coleta de esgoto. Só ganha de dois Estados: Amapá e Rondônia nas duas categorias. Essa realidade cruel foi apresentada ontem aos deputados estaduais pelo presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Antônio Brabo, e pelo secretário estadual de Planejamento e Orçamento, Sérgio Bacury, justificando aos parlamentares sobre a necessidade de a Casa autorizar o pedido de empréstimo à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 225.6 milhões, sendo de R$ 22.7 milhões a contrapartida do governo estadual.
A reunião, realizada ontem à tarde na Comissão de Finanças da AL, foi pedida pela bancada petista e presidida pelo deputado Martinho Carmona, que comanda a comissão.
Só para se ter uma ideia das condições de saneamento do Estado do Pará, informa o presidente da Cosanpa, somente 51.4% das residências paraenses da área urbana têm cobertura de abastecimento de água e ainda bem pior é a cobertura de esgoto sanitário. São apenas 2.4% das áreas urbanas. “É um fator extremamente preocupante e grave para a saúde pública e para o Índice de Desenvolvimento Humano”, definiu Antônio.
O projeto apresentado semana passada ao parlamento tramita em regime de urgência e na próxima semana deverá receber parecer e ser votado na comissão, antes de ser enviado para apreciação em plenário. A intenção do governo é aprovar a matéria ainda este mês. O pedido de autorização do empréstimo à Caixa Econômica Federal será para atender a segunda etapa do programa PAC II, lançado em novembro de 2010 pelo governo federal e vai beneficiar os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba Castanhal, Alenquer e Moju.
O Impacto
Assinar:
Postagens (Atom)