quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Norte do País apresenta mais problemas de saúde bucal

O Norte do Brasil é a região com o maior índice de pessoas com dentes cariados, perdidos ou obturados (CPO), aponta a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010) do Ministério da Saúde, divulgada ontem. De todos os blocos regionais estudados, com mais de 37 mil entrevistados no País, os Estados nortistas registraram 3,2% de CPO e foram os únicos a apresentar aumento do percentual. Entre os sete Estados, o Pará foi o que registrou a menor incidência, 2,24%. Rondônia é a campeã em cáries, com 3,73%. Problemas dentais podem estar ligados à extrema pobreza e descaso com a prevenção.
De acordo com o dentista da ABO-PA (Associação Brasileira de Odontologia), Aluísio Celestino Júnior, o resultado foi surpreendente. 'A expectativa era de que a região seguisse a tendência nacional. Mas, diante dos índices, precisamos levar em consideração que no interior muitas vezes as famílias não têm acesso nem mesmo a uma escova de dente individual, quanto mais, por exemplo, ao fio dental', ressalta, ao explicar que o compartilhamento de copos e talheres pode facilitar a proliferação de micróbios na área bucal.
Para o médico dentista, a maioria das pessoas tem conhecimento da importância da escovação no combate às cáries. 'O que pode faltar eventualmente é a informação a respeito de como escovar corretamente os dentes ou o hábito da alimentação saudável não ser posto em prática', disse. A pesquisa destacou também a higiene bucal precária das pessoas idosas, que de todas as faixas etárias, apresentaram o maior percentual de CPO, com 23% de prótese total de uma arcada e 15% de prótese total dupla. 'O indivíduo traz da adolescência o modo de escovar os dentes. Antigamente não havia tanta informação como há hoje. Outra questão que também dificulta a higienização bucal é a pessoa não escovar a língua', observa o representante da ABO.

Fonte: DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário