O cidadão paraense não precisa mais sair de casa e nem enfrentar filas para ter acesso gratuito à Justiça. A Defensoria Pública do Estado oferece, desde junho de 2010, o serviço de utilidade pública que possibilita aos assistidos receber um atendimento com maior conforto e facilidade. A excelência na prestação dos serviços já foi conferida por mais de 5 mil beneficiados.
O Disk Defensoria - 129 foi criado com o objetivo de prestar informações e orientações sobre o andamento de processos que tramitam na instituição, documentos necessários para propor ações judiciais, marcar data para atendimento pelo defensor público, encaminhar aos núcleos especializados da Defensoria, dentre outros serviços oferecidos pela instituição.
O defensor Público Geral, Antônio Figueiredo Cardoso, informa que esse serviço garante mais agilidade e organização no atendimento, que conta com um Sistema de Controle de Processo Jurídico Web. "É possível, por meio do número 129, ter orientação jurídica pelo telefone e realizar agendamento com o defensor público, diminuindo a demanda física. Além disso, a tramitação dos processos e os peticionamentos são feitos eletronicamente por esse sistema que, vale ressaltar, foi criado antes mesmo das exigências impostas pelo Conselho Nacional de Justiça", explica Antônio Cardoso.
Dentre as informações mais solicitadas pela população estão os assuntos relacionados à investigação de paternidade, alimentos, divórcio, benefícios por acidente de trabalho, alvará judicial e reintegração de posse.
Ampliação - Coordenado por Sandra Brazão, o Disk Defensoria - 129 conta com uma equipe de 14 estagiários do curso de Direito, que foram capacitados para atender inicialmente a Região Metropolitana de Belém. Posteriormente, o serviço será ampliado para todo o Estado.
Fonte: AE
Nenhum comentário:
Postar um comentário